You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGimeniz-Paschoal, Sandra Regina-
dc.contributor.authorNascimento, Edinalva Neves-
dc.contributor.authorPereira, Débora Morais-
dc.contributor.authorCarvalho, Fausto Flor-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:28Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:28Z-
dc.date.issued2007-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822007000400006-
dc.identifier.citationRevista Paulista de Pediatria. Sociedade de Pediatria de São Paulo, v. 25, n. 4, p. 331-336, 2007.-
dc.identifier.issn0103-0582-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10711-
dc.description.abstractOBJETIVO: Analisar o potencial informativo de uma ação educativa sobre queimaduras infantis com responsáveis por crianças internadas em ambiente hospitalar. MÉTODOS: Foram aplicados questionários estruturados, antes e imediatamente após a ação educativa, que incluiu intervenções verbais e folheto educativo, em 37 acompanhantes de crianças e adolescentes internados no Setor Público de Pediatria de dois hospitais de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. As informações obtidas antes e após a ação educativa foram comparadas, utilizando-se o teste estatístico do quiquadrado e considerando-se significante p<0,05. RESULTADOS: Na comparação pré- e pós-ação educativa, notou-se aumento de 95% para 100% na indicação da residência como local mais propício para ocorrência de queimaduras infantis; de 46% para 78% na indicação da faixa etária mais acometida (zero a três anos); de 76% para 78% no gênero mais acometido (masculino); de 43% para 78% na indicação do principal agente agressor (água quente); de 32% para 78% na região corporal mais atingida (tórax); e de 89% para 97% na possibilidade de prevenção da queimadura infantil. CONCLUSÕES: A ação educativa mostrou bom potencial informativo pela elevação do percentual de respostas corretas em todos os aspectos apresentados, sugerindo sua utilidade no contexto hospitalar e em outros locais, como unidades de atenção primária e secundária à saúde e instituições de educação infantil e superior.pt
dc.description.abstractOBJECTIVE: To analyze the informative potential of an education action about child burns with relatives of hospitalized children. METHODS: Structured questionnaires were applied, before and immediately after an educative action, including verbal intervention and an education booklet, with 37 relatives of children and teens who were hospitalized at two public hospitals of a city in São Paulo State, Brazil. The data obtained before and after the education action were compared by chi-square statistical test, considering significant p<0.05. RESULTS: Comparing pre-educative and post-educative actions, it was noted that hospitalized children's relatives increased their indication of: residence as the place where burn injuries occur more frequently in children (pre-education 95% versus post-education 100%); 0-3 years old as the most affected age (46% versus 78%); male as the most affected gender (76% versus 78%); hot water as the main cause of burn injuries (43% versus 78%); and thorax as the most affected part of the body (32% versus 78%). Possibility of prevention was aknowledged by 89 and 97% before and after the educativeaction. CONCLUSIONS: The education action showed a good informative potential, suggesting it's usefulness in the hospital context. This action should be tested in other places, such as primary and secondary attention health units and educational institutions.en
dc.format.extent331-336-
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade de Pediatria de São Paulo-
dc.sourceSciELO-
dc.subjecteducação em saúdept
dc.subjectqueimaduraspt
dc.subjecthospitaispt
dc.subjecthealth educationen
dc.subjectburnsen
dc.subjecthospitalsen
dc.titleAção educativa sobre queimaduras infantis para familiares de crianças hospitalizadaspt
dc.title.alternativeEducative action about child burn for relatives of hospitalized childrenen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Marília-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Marília Grupo de Pesquisa em Educação e Acidentes-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Marília-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Marília Grupo de Pesquisa em Educação e Acidentes-
dc.identifier.doi10.1590/S0103-05822007000400006-
dc.identifier.scieloS0103-05822007000400006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS0103-05822007000400006.pdf-
dc.relation.ispartofRevista Paulista de Pediatria-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.