Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107130
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Toneto, Diana Junkes Martha | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:53:54Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:40:17Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T19:53:54Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:40:17Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier | http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/2669 | - |
dc.identifier.citation | Itinerários: Revista de Literatura, n. 20, 2003. | - |
dc.identifier.issn | 0103-815X | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/107130 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107130 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é discutir alguns aspectos discursivos, mais especificamente, temas e figuras recorrentes em um trecho da peça Gota d’Água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, estabelecendo algumas relações entre este texto dramático e o poema “Sobre o sentar-/estar-no-mundo” de João Cabral de Melo Neto. Dada a forma poética do texto teatral, escolhida pelos autores, nele habitam inúmeras figuras semióticas, ali existentes com o intuito de produzir ilusão referencial, uma vez que o discurso não é a produção do real, mas a criação de efeitos de realidade. O enunciador, para criar veridicção em seu trabalho, pode revestir temas como ordem social e amor, de figuras a fim de que seja estabelecido um contrato entre tal enunciador e um suposto enunciatário. Uma das figuras mais recorrentes na peça de Buarque e Pontes é a cadeira que, dentro de seu conjunto sêmico encobre, ao que parece, o tema da hierarquia e das classes sociais, do lugar social dos indivíduos e da própria busca do sujeito para encontrar o seu percurso de ser e estar no mundo; tal figurativização é reforçada pela leitura conjunta da peça e do poema de João Cabral de Melo Neto, que se mostram bastante semelhantes quanto ao tratamento da figura em questão. Palavras-chave: Actante; competência; figurativização; manipulação; performance; discurso. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Itinerários: Revista de Literatura | - |
dc.title | Breves considerações sobre figurativização em Gota D'água: ideologia e lugar social | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | UNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SP | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SP | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN0103-815X-2003-20-23-33.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Itinerários: Revista de Literatura | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.