Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107203
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guerra, Míriam Martinez | - |
dc.contributor.author | Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:53:57Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:40:24Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T19:53:57Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:40:24Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-13 | - |
dc.identifier | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3936 | - |
dc.identifier.citation | Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 139-159. | - |
dc.identifier.issn | 1981-8106 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/107203 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107203 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido a partir de eventos de letramento em língua inglesa a educandos de EJA do projeto de extensão PEJA, UNESP – Rio Claro. Os sujeitos participantes foram mulheres, na faixa etária entre 40 a 70 anos, que não tiveram oportunidade de estudo anteriormente e agora buscam concluir o Ensino Fundamental. Pensamos buscar nas falas dessas educandas, por meio de eventos de letramento, suas reflexões sobre a presença do inglês em nossa sociedade e como lidam com essa língua estrangeira (LE) cotidianamente. Entendemos letramento como uma forma de prática social de leitura e escrita, resultante do processo de ensino/aprendizado de um grupo social ou individual. Os eventos de letramento vêm proporcionar aos indivíduos participantes da pesquisa um aculturamento, um contato inicial e gradual com uma LE. Pretendeu-se otimizar esse contato com a língua inglesa expondo esses indivíduos a situações cotidianas em que o uso dessa LE estivesse presente. Levamos para a sala de aula elementos normalmente encontrados no cotidiano, material que consistiu em fotos de materiais publicitários encontrados nas ruas centrais da cidade e que continham essa LE, na tentativa de fomentar um diálogo e discussão de idéias. Objetivou-se motivar esses alunos de EJA a observarem o quanto a língua Inglesa está presente em nosso dia a dia, estimulando o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexiva. Ao final do trabalho percebemos que a maioria das educandas reconhece a constante presença da LE em questão e que, ainda que não tenham tido ensino formal nessa LE, estabelecem algum tipo de relação com tal LE em diversas esferas de suas vidas. E, muitas vezes, entendem o significado de uma palavra estrangeira devido à preferência dos falantes em utilizá-la em detrimento à língua materna, o que indica um processo de naturalização do inglês no mundo lexical dos brasileiros. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Educação: Teoria e Prática | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Linguagens | pt |
dc.subject | Língua Inglesa no Brasil. Letramento. Educação de Jovens e Adultos | pt |
dc.title | Educandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidiano | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Tocantins (UFT) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Federal do Tocantins | - |
dc.description.affiliation | UNESP - Rio Claro | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP - Rio Claro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1981-8106-2012-22-39-139-159.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Educação: Teoria e Prática | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.