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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107203
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGuerra, Míriam Martinez-
dc.contributor.authorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:53:57Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:40:24Z-
dc.date.available2014-06-24T19:53:57Z-
dc.date.available2016-10-25T19:40:24Z-
dc.date.issued2012-04-13-
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3936-
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 139-159.-
dc.identifier.issn1981-8106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107203-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107203-
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido a partir de eventos de letramento em língua inglesa a educandos de EJA do projeto de extensão PEJA, UNESP – Rio Claro. Os sujeitos participantes foram mulheres, na faixa etária entre 40 a 70 anos, que não tiveram oportunidade de estudo anteriormente e agora buscam concluir o Ensino Fundamental. Pensamos buscar nas falas dessas educandas, por meio de eventos de letramento, suas reflexões sobre a presença do inglês em nossa sociedade e como lidam com essa língua estrangeira (LE) cotidianamente. Entendemos letramento como uma forma de prática social de leitura e escrita, resultante do processo de ensino/aprendizado de um grupo social ou individual. Os eventos de letramento vêm proporcionar aos indivíduos participantes da pesquisa um aculturamento, um contato inicial e gradual com uma LE. Pretendeu-se otimizar esse contato com a língua inglesa expondo esses indivíduos a situações cotidianas em que o uso dessa LE estivesse presente. Levamos para a sala de aula elementos normalmente encontrados no cotidiano, material que consistiu em fotos de materiais publicitários encontrados nas ruas centrais da cidade e que continham essa LE, na tentativa de fomentar um diálogo e discussão de idéias. Objetivou-se motivar esses alunos de EJA a observarem o quanto a língua Inglesa está presente em nosso dia a dia, estimulando o desenvolvimento de uma leitura crítica e reflexiva. Ao final do trabalho percebemos que a maioria das educandas reconhece a constante presença da LE em questão e que, ainda que não tenham tido ensino formal nessa LE, estabelecem algum tipo de relação com tal LE em diversas esferas de suas vidas. E, muitas vezes, entendem o significado de uma palavra estrangeira devido à preferência dos falantes em utilizá-la em detrimento à língua materna, o que indica um processo de naturalização do inglês no mundo lexical dos brasileiros.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceEducação: Teoria e Prática-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectLinguagenspt
dc.subjectLíngua Inglesa no Brasil. Letramento. Educação de Jovens e Adultospt
dc.titleEducandas do PEJA em: conversas sobre a língua inglesa e sua influência no cotidianopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Tocantins (UFT)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Tocantins-
dc.description.affiliationUNESP - Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUNESP - Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2012-22-39-139-159.pdf-
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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