Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10720
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Galvão, Viviane Souza | - |
dc.contributor.author | Praia, João Feliz | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T13:31:29Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T13:31:29Z | - |
dc.date.issued | 2009-01-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000300011 | - |
dc.identifier.citation | Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 3, p. 631-645, 2009. | - |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/10720 | - |
dc.description.abstract | O propósito neste texto é divulgar um projeto de investigação que foi desenvolvido com professores do 2º ciclo, no qual se utilizou uma metodologia do tipo investigação-ação. Por intermédio deste projeto foi possível avaliar o impacto do uso de estratégias do Ensino por Pesquisa (EPP), com vista ao desenvolvimento de novas competências científico-didáticas (atitudes e saberes). Tais estratégias foram desenvolvidas com base em preceitos da Nova Didática e no âmbito de um programa de formação. Os dados levantados e analisados mostraram que esse tipo de metodologia contribui para a superação de dificuldades de aprendizagem inerentes a processos de formação profissional (inicial e continuada), como a de aprender por meio do trabalho cooperativo na Escola. | pt |
dc.description.abstract | The purpose of this text is to make public an investigative project developed with Elementary School teachers in which an action-research methodology was used. Through this project, we were able to evaluate the impact of the use of these kinds of teaching strategies.The Teaching through Research (EPP) aimed at developing new scientific-didactic competences (attitudes and knowledge). Such strategies were developed based on the precepts of the New Didactic and within a teacher training program. The data collected showed that the methodology used in these studies contributes to the overcoming of some learning difficulties that are inherent to professional training processes (initial and continuing), one of which is learning through collective work in school. | en |
dc.format.extent | 631-645 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | Alimentação humana | pt |
dc.subject | Investigação-ação | pt |
dc.subject | Ensino por investigação | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Human alimentation | en |
dc.subject | Investigation-action | en |
dc.subject | Teaching through investigation | en |
dc.subject | Formation of teachers | en |
dc.title | Construir com os professores do 2º ciclo práticas letivas inovadoras: um projeto de pesquisa sobre o ensino do tema curricular 'alimentação humana' | pt |
dc.title.alternative | Building innovative teaching practices with elementary school teachers: a research project about the teaching of the theme 'human digestion' | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade do Porto Departamento de Geologia | - |
dc.description.affiliation | Unesp Faculdade de Filosofia Departamento de Fonoaudiologia | - |
dc.description.affiliation | Universidade do Porto Departamento de Geologia | - |
dc.description.affiliationUnesp | Unesp Faculdade de Filosofia Departamento de Fonoaudiologia | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1516-73132009000300011 | - |
dc.identifier.scielo | S1516-73132009000300011 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S1516-73132009000300011.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Ciência & Educação (Bauru) | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.