You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBorges Gutierre, Maria Madalena-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:40:27Z-
dc.date.available2014-06-24T19:54:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:40:27Z-
dc.date.issued2005-01-10-
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1368-
dc.identifier.citationALFA: Revista de Linguística, v. 49, n. 1, 2005.-
dc.identifier.issn1981-5794-
dc.identifier.issn0002-5216-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107247-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107247-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão sobre a construção de sentido em narrativas escolares produzidas durante o SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo. A proposta é conseqüência da observação de que a prática da redação escolar nos sistemas de avaliação externa constitui uma atividade mecânica e resulta da prescrição de instruções, de forma que os textos produzidos apresentem relativa estabilidade composicional. Considera-se, na análise, 1) que a estabilidade textual decorrente das instruções de produção promove a padronização das redações; 2) que ao se desviar do tema proposto, o sujeito opera com a singularidade das experiências vividas; 3) que em meio à estabilidade promovida pelo Sistema de Avaliação, identificam-se nos textos dos alunos fontes enunciativas que se confrontam e evidenciam valores histórico-culturais, o que permite vislumbrar a condição do aluno como sujeito social e da linguagem como meio de interação. A discussão fundamenta-se nas reflexões de Mikhail Bakhtin sobre dialogismo e gêneros discursivos. Na análise dos textos, atenta-se também para o conceito de heterogeneidade enunciativa discutido por Authier-Revuz.pt
dc.language.isopor-
dc.sourceALFA: Revista de Linguística-
dc.subjectNarrativas escolarespt
dc.subjectGêneros discursivospt
dc.subjectDialogismopt
dc.subjectHeterogeneidade enunciativapt
dc.titleHeterogenidade em narrativas escolares: sentidos que se constroem nas diferenças e nos desviospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SP-
dc.description.affiliationUnespUNESP - Universidade Estadual Paulista/Araraquara - SP-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-5794-2005-49-1-07-29.pdf-
dc.relation.ispartofAlfa: Revista de Linguística-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.