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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida-
dc.contributor.authorAmaral, Amanda Corrêa do-
dc.contributor.authorOliveira, Andrea Batista-
dc.contributor.authorSampaio, Maria Nobre-
dc.contributor.authorFusco, Natália-
dc.contributor.authorCervera-Mérida, José Francisco-
dc.contributor.authorYgual-Fernández, Amparo-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:30Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:30Z-
dc.date.issued2011-09-01-
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912011000300008-
dc.identifier.citationJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 3, p. 227-236, 2011.-
dc.identifier.issn2179-6491-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10724-
dc.description.abstractOBJETIVOS: Caracterizar, comparar e classificar o desempenho de escolares do 2º ao 5º ano do ensino público segundo a semiologia dos erros. MÉTODOS: Participaram deste estudo 120 escolares do 2º ao 5º ano de escola pública municipal de Marília-SP, sendo 30 de cada série, divididos em quatro grupos: GI (2º ano); GII (3º ano); GIII (4º ano); e GIV (5º ano). Como procedimento foram aplicadas as provas do Pro-Ortografia: versão coletiva (escrita de letras do alfabeto, ditado randomizado das letras do alfabeto, ditado de palavras, ditado de pseudopalavras, ditado com figuras, escrita temática induzida por figura) e versão individual (ditado de frases, erro proposital, ditado soletrado, memória lexical ortográfica). RESULTADOS: Houve diferença na comparação intergrupos, indicando melhor desempenho dos escolares a cada série subsequente, na maior parte das provas da versão coletiva e individual. Com o avanço da seriação escolar, os grupos apresentaram menor média de erros na escrita. CONCLUSÃO: O perfil de aquisição da ortografia do sistema de escrita do Português observado em escolares do ensino público é indicativo do funcionamento normal de desenvolvimento da escrita infantil.pt
dc.description.abstractPURPOSE: To characterize, compare and classify the performance of 2nd to 5th grade students from public schools according to the semiology of spelling errors. METHODS: Participants were 120 students from 2nd to 5th grades of a public school in Marília (SP), Brazil, 30 students from each grade, who were divided into four groups: GI (2nd grade), GII (3rd grade), GIII (4th grade), and GIV (5th grade). The tasks of the Pro-Ortografia test were applied: collective version (writing of alphabet letters, randomized dictation of letters, words dictation, nonwords dictation, dictation with pictures, thematic writing induced by picture) and individual version (dictation of sentences, purposeful error, spelled dictation, orthographic lexical memory). RESULTS: Significant difference was found in the between-group comparison indicating better performance of students in every subsequent grade in most of the individual and collective version tasks. With the increase of grade level, the groups decreased the average of writing errors. CONCLUSION: The profile of spelling acquisition of the Portuguese writing system found in these public school students indicates normal writing development in this population.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent227-236-
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectEscrita manualpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEscolaridadept
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectHandwritingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducational statusen
dc.titleDesempenho ortográfico de escolares do 2º ao 5º ano do ensino públicopt
dc.title.alternativeSpelling performance of 2nd to 5th grade students from public schoolen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidad Catolica de Valência-
dc.contributor.institutionUniversitat de València-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.description.affiliationUniversidad Catolica de Valência-
dc.description.affiliationUniversitat de València-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
dc.identifier.doi10.1590/S2179-64912011000300008-
dc.identifier.scieloS2179-64912011000300008-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS2179-64912011000300008.pdf-
dc.relation.ispartofJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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