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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10725
- Title:
- Omissão de grafemas e características da sílaba na escrita infantil
- Grapheme omissions and syllable constituents in children writing
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
- 1516-1846
- OBJETIVOS: (1) verificar se as omissões ortográficas ocorriam preferencialmente na sílaba completa ou em partes da sílaba; (2) caracterizar a distribuição das omissões de acordo com a posição silábica do elemento omitido; (3) em ambas as possibilidades, verificar se as omissões ocorriam preferencialmente em posições acentuadas ou não-acentuadas de palavras. MÉTODOS: dados extraídos de textos produzidos por pré-escolares de 5-6 anos. RESULTADOS: quanto ao primeiro objetivo, omissões de partes de sílabas foram significativamente mais freqüentes (p < 0,0001). Quanto ao segundo objetivo, as omissões em coda silábica foram estatisticamente mais significativas (p < 0,0000). Com relação ao terceiro objetivo, as posições acentuadas se mostraram como relevantes apenas para as omissões de partes de sílaba (p < 0,0000). CONCLUSÃO: as omissões na escrita infantil têm caráter altamente complexo, fato que deve ser levado em consideração nos instrumentos de avaliação da escrita infantil.
- PURPOSE: (1) verify if orthographic omissions occurred mainly in the whole syllable or in syllable parts; (2) characterize the distribution of these omissions according to syllabic parts of the omitted graphemes; (3) in both possibilities, verify if such omissions mainly occurred in stressed or unstressed word positions. METHODS: data collected from texts produced by 5 to 6-year-old Brazilian pre-school children. RESULTS: as for (1), omissions in syllable parts occurred significantly more often (p < 0,0001). In (2), omissions in syllabic coda were statistically more significant (p < 0.0000). While in (3), the stressed positions were relevant only to omissions concerning syllable parts (p < 0.0000). CONCLUSION: the omissions in children writing are highly complex. So that this complexity should be taken into account in writing evaluation procedures.
- 1-Oct-2011
- Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 13, n. 5, p. 846-855, 2011.
- 846-855
- CEFAC Saúde e Educação
- Escrita Manual
- Fonética
- Aprendizagem
- Handwriting
- Phonetics
- Learning
- http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000007
- http://hdl.handle.net/11449/10725
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/10725
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