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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10725
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Amaral, Aline Simão do | - |
dc.contributor.author | Freitas, Maria Cláudia Camargo de | - |
dc.contributor.author | Chacon, Lourenço | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Luciana Lessa | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T13:31:30Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T13:31:30Z | - |
dc.date.issued | 2011-10-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000007 | - |
dc.identifier.citation | Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 13, n. 5, p. 846-855, 2011. | - |
dc.identifier.issn | 1516-1846 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/10725 | - |
dc.description.abstract | OBJETIVOS: (1) verificar se as omissões ortográficas ocorriam preferencialmente na sílaba completa ou em partes da sílaba; (2) caracterizar a distribuição das omissões de acordo com a posição silábica do elemento omitido; (3) em ambas as possibilidades, verificar se as omissões ocorriam preferencialmente em posições acentuadas ou não-acentuadas de palavras. MÉTODOS: dados extraídos de textos produzidos por pré-escolares de 5-6 anos. RESULTADOS: quanto ao primeiro objetivo, omissões de partes de sílabas foram significativamente mais freqüentes (p < 0,0001). Quanto ao segundo objetivo, as omissões em coda silábica foram estatisticamente mais significativas (p < 0,0000). Com relação ao terceiro objetivo, as posições acentuadas se mostraram como relevantes apenas para as omissões de partes de sílaba (p < 0,0000). CONCLUSÃO: as omissões na escrita infantil têm caráter altamente complexo, fato que deve ser levado em consideração nos instrumentos de avaliação da escrita infantil. | pt |
dc.description.abstract | PURPOSE: (1) verify if orthographic omissions occurred mainly in the whole syllable or in syllable parts; (2) characterize the distribution of these omissions according to syllabic parts of the omitted graphemes; (3) in both possibilities, verify if such omissions mainly occurred in stressed or unstressed word positions. METHODS: data collected from texts produced by 5 to 6-year-old Brazilian pre-school children. RESULTS: as for (1), omissions in syllable parts occurred significantly more often (p < 0,0001). In (2), omissions in syllabic coda were statistically more significant (p < 0.0000). While in (3), the stressed positions were relevant only to omissions concerning syllable parts (p < 0.0000). CONCLUSION: the omissions in children writing are highly complex. So that this complexity should be taken into account in writing evaluation procedures. | en |
dc.format.extent | 846-855 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | CEFAC Saúde e Educação | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | Escrita Manual | pt |
dc.subject | Fonética | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Handwriting | en |
dc.subject | Phonetics | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.title | Omissão de grafemas e características da sílaba na escrita infantil | pt |
dc.title.alternative | Grapheme omissions and syllable constituents in children writing | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual de Campinas Secretaria de Saúde do Distrito Federal Centro de Orientação Médico-Psicopedagógica | - |
dc.description.affiliation | Universidade de Campinas | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1516-18462011005000007 | - |
dc.identifier.scielo | S1516-18462011000500009 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S1516-18462011000500009.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista CEFAC | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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