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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10725
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAmaral, Aline Simão do-
dc.contributor.authorFreitas, Maria Cláudia Camargo de-
dc.contributor.authorChacon, Lourenço-
dc.contributor.authorRodrigues, Luciana Lessa-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:30Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:30Z-
dc.date.issued2011-10-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462011005000007-
dc.identifier.citationRevista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 13, n. 5, p. 846-855, 2011.-
dc.identifier.issn1516-1846-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10725-
dc.description.abstractOBJETIVOS: (1) verificar se as omissões ortográficas ocorriam preferencialmente na sílaba completa ou em partes da sílaba; (2) caracterizar a distribuição das omissões de acordo com a posição silábica do elemento omitido; (3) em ambas as possibilidades, verificar se as omissões ocorriam preferencialmente em posições acentuadas ou não-acentuadas de palavras. MÉTODOS: dados extraídos de textos produzidos por pré-escolares de 5-6 anos. RESULTADOS: quanto ao primeiro objetivo, omissões de partes de sílabas foram significativamente mais freqüentes (p < 0,0001). Quanto ao segundo objetivo, as omissões em coda silábica foram estatisticamente mais significativas (p < 0,0000). Com relação ao terceiro objetivo, as posições acentuadas se mostraram como relevantes apenas para as omissões de partes de sílaba (p < 0,0000). CONCLUSÃO: as omissões na escrita infantil têm caráter altamente complexo, fato que deve ser levado em consideração nos instrumentos de avaliação da escrita infantil.pt
dc.description.abstractPURPOSE: (1) verify if orthographic omissions occurred mainly in the whole syllable or in syllable parts; (2) characterize the distribution of these omissions according to syllabic parts of the omitted graphemes; (3) in both possibilities, verify if such omissions mainly occurred in stressed or unstressed word positions. METHODS: data collected from texts produced by 5 to 6-year-old Brazilian pre-school children. RESULTS: as for (1), omissions in syllable parts occurred significantly more often (p < 0,0001). In (2), omissions in syllabic coda were statistically more significant (p < 0.0000). While in (3), the stressed positions were relevant only to omissions concerning syllable parts (p < 0.0000). CONCLUSION: the omissions in children writing are highly complex. So that this complexity should be taken into account in writing evaluation procedures.en
dc.format.extent846-855-
dc.language.isopor-
dc.publisherCEFAC Saúde e Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectEscrita Manualpt
dc.subjectFonéticapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectHandwritingen
dc.subjectPhoneticsen
dc.subjectLearningen
dc.titleOmissão de grafemas e características da sílaba na escrita infantilpt
dc.title.alternativeGrapheme omissions and syllable constituents in children writingen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas Secretaria de Saúde do Distrito Federal Centro de Orientação Médico-Psicopedagógica-
dc.description.affiliationUniversidade de Campinas-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-18462011005000007-
dc.identifier.scieloS1516-18462011000500009-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-18462011000500009.pdf-
dc.relation.ispartofRevista CEFAC-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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