Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107258
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Joyce Mary Adam de Paula e | - |
dc.contributor.author | Salles, Leila Maria Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:54:00Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:40:28Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T19:54:00Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:40:28Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-21 | - |
dc.identifier | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4856 | - |
dc.identifier.citation | Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 45-62. | - |
dc.identifier.issn | 1981-8106 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/107258 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107258 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo discutimos a questão da violência escolar à luz do referencial teórico do imaginário. A questão do imaginário a respeito da instituição escolar é analisada face a algumas características da sociedade atual apontadas por diferentes autores tais como Sennett, (2006), Taylor(2006), Baumann ( 2005). São apresentados alguns dados da pesquisa realizada com os professores de duas do interior do Estado de São Paulo, dando-se destaque para o imaginário sobre a escola e as relações que se estabelecem nesse contexto. Esta pesquisa teve como metodologia de coleta de dados a realização de uma dinâmica de grupo. Concluímos chamando a atenção para a importância de que os estudos sobre violência escolar busquem elucidar os diferentes aspectos institucionais focando não somente os alunos e a família dos mesmos, mas as interações que se processam no interior da escola. A análise institucional que enfoque os aspectos micro e macro social pode contribuir para que a escola consiga enfrentar os problemas em uma perspectiva mais realista, buscando caminhos no próprio grupo em interação explicitando barreiras que são interpostas pelo imaginário institucional. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Educação: Teoria e Prática | - |
dc.subject | Imaginário. Cultura global. Violência escolar | pt |
dc.title | Imaginário, Cultura Global e violência escolar | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1981-8106-2011-21-36-45-62.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Educação: Teoria e Prática | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.