You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Joyce Mary Adam de Paula e-
dc.contributor.authorSalles, Leila Maria Ferreira-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:00Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:40:28Z-
dc.date.available2014-06-24T19:54:00Z-
dc.date.available2016-10-25T19:40:28Z-
dc.date.issued2011-06-21-
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4856-
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 21, n. 36, 2011, p. 45-62.-
dc.identifier.issn1981-8106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107258-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107258-
dc.description.abstractNeste artigo discutimos a questão da violência escolar à luz do referencial teórico do imaginário. A questão do imaginário a respeito da instituição escolar é analisada face a algumas características da sociedade atual apontadas por diferentes autores tais como Sennett, (2006), Taylor(2006), Baumann ( 2005). São apresentados alguns dados da pesquisa realizada com os professores de duas do interior do Estado de São Paulo, dando-se destaque para o imaginário sobre a escola e as relações que se estabelecem nesse contexto. Esta pesquisa teve como metodologia de coleta de dados a realização de uma dinâmica de grupo. Concluímos chamando a atenção para a importância de que os estudos sobre violência escolar busquem elucidar os diferentes aspectos institucionais focando não somente os alunos e a família dos mesmos, mas as interações que se processam no interior da escola. A análise institucional que enfoque os aspectos micro e macro social pode contribuir para que a escola consiga enfrentar os problemas em uma perspectiva mais realista, buscando caminhos no próprio grupo em interação explicitando barreiras que são interpostas pelo imaginário institucional.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceEducação: Teoria e Prática-
dc.subjectImaginário. Cultura global. Violência escolarpt
dc.titleImaginário, Cultura Global e violência escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação-
dc.description.affiliationUnespUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2011-21-36-45-62.pdf-
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.