Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107284
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | TREVISAN, Thabatha Aline | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Bárbara Cortella | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:54:01Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:40:30Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T19:54:01Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:40:30Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-26 | - |
dc.identifier | http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/315 | - |
dc.identifier.citation | Patrimônio e Memória, v. 9, n. 1, p. 223-237. | - |
dc.identifier.issn | 1808-1967 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/107284 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107284 | - |
dc.description.abstract | Com o objetivo de contribuir para a democratização da memória escolar no Brasil, em especial, da história da formação de professores primários nas décadas finais do século XIX brasileiro (caso paulista) e francês, apresentam-se, resultados de pesquisas de doutorado, desenvolvidas mediante abordagem histórica centrada na análise da configuração textual de três documentos: 1. lista de livros da caixa nº 1 adquirida por Paulo Bourroul, Diretor da Escola Normal de São Paulo (1882-1884), quando de sua viagem à Paris em 1883; 2. lista de livros contidos no relatório de José Estacio Corrêa de Sá e Benevides, Diretor interino da Escola Normal de São Paulo em 1884; 3. Catalogue des bibliothèques des Écoles Normales (1887), publicados pelo Ministro da Instrução Pública e de Belas Artes da França, Jules Ferry. Constatou-se importantes aspectos da cultura escolar relativos ao “ensinar normalistas a ensinar” leitura e escrita decorrentes das transferências culturais e de modelos pedagógicos na relação/representação Brasil-França. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Patrimônio e Memória | - |
dc.subject | História da formação de professores. Escola Normal. Ensino inicial da leitura e escrita. Memória escolar. História da Educação | pt |
dc.title | Leituras recomendadas para as Escolas Normais no Brasil e na França (século XIX): transferências culturais e de modelos pedagógicos / Recommended readings for Teacher Training Schools in Brazil and France (19th century): transfers of culture and pedag... | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.contributor.institution | Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) | - |
dc.description.affiliation | Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP, campus de Marília | - |
dc.description.affiliation | Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Tangará da Serra, Rodovia MT - 358, Km 07, Jardim Aeroporto, CEP: 78300-000, Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil. | - |
dc.description.affiliationUnesp | Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP, campus de Marília | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1808-1967-2013-9-1-223-237.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Patrimônio e Memória | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.