You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTREVISAN, Thabatha Aline-
dc.contributor.authorPEREIRA, Bárbara Cortella-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:01Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:40:30Z-
dc.date.available2014-06-24T19:54:01Z-
dc.date.available2016-10-25T19:40:30Z-
dc.date.issued2013-06-26-
dc.identifierhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/315-
dc.identifier.citationPatrimônio e Memória, v. 9, n. 1, p. 223-237.-
dc.identifier.issn1808-1967-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107284-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107284-
dc.description.abstractCom o objetivo de contribuir para a democratização da memória escolar no Brasil, em especial, da história da formação de professores primários nas décadas finais do século XIX brasileiro (caso paulista) e francês, apresentam-se, resultados de pesquisas de doutorado, desenvolvidas mediante abordagem histórica centrada na análise da configuração textual de três documentos: 1. lista de livros da caixa nº 1 adquirida por Paulo Bourroul, Diretor da Escola Normal de São Paulo (1882-1884), quando de sua viagem à Paris em 1883; 2. lista de livros contidos no relatório de José Estacio Corrêa de Sá e Benevides, Diretor interino da Escola Normal de São Paulo em 1884; 3. Catalogue des bibliothèques des Écoles Normales (1887), publicados pelo Ministro da Instrução Pública e de Belas Artes da França, Jules Ferry. Constatou-se importantes aspectos da cultura escolar relativos ao “ensinar normalistas a ensinar” leitura e escrita decorrentes das transferências culturais e de modelos pedagógicos na relação/representação Brasil-França.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePatrimônio e Memória-
dc.subjectHistória da formação de professores. Escola Normal. Ensino inicial da leitura e escrita. Memória escolar. História da Educaçãopt
dc.titleLeituras recomendadas para as Escolas Normais no Brasil e na França (século XIX): transferências culturais e de modelos pedagógicos / Recommended readings for Teacher Training Schools in Brazil and France (19th century): transfers of culture and pedag...pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)-
dc.description.affiliationFaculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP, campus de Marília-
dc.description.affiliationUniversidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus de Tangará da Serra, Rodovia MT - 358, Km 07, Jardim Aeroporto, CEP: 78300-000, Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil.-
dc.description.affiliationUnespFaculdade de Filosofia e Ciências (FFC), UNESP, campus de Marília-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1808-1967-2013-9-1-223-237.pdf-
dc.relation.ispartofPatrimônio e Memória-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.