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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRossi, Fernanda-
dc.contributor.authorHunger, Dagmar Aparecida Cynthia França-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:40:36Z-
dc.date.available2014-06-24T19:54:04Z-
dc.date.available2016-10-25T19:40:36Z-
dc.date.issued2013-04-12-
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4965-
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 23, n. 42, 2013, p. 72-89.-
dc.identifier.issn1981-8106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107339-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107339-
dc.description.abstractA formação continuada de professores, concebida como um fenômeno global, permeia os debates educacionais desde a década de 90, em consequência, especialmente, das pressões do mundo do trabalho e dos precários desempenhos escolares de grandes parcelas da população, constatado pelos sistemas governamentais. Por ser concebida como meio para a transformação da qualidade da educação, integra praticamente todas as reformas educativas em curso. No Brasil, a LDB/1996 impulsionou as ações nesse âmbito, refletindo esse período de debates. Objetivou-se neste artigo, de natureza teórica, analisar as relações entre a conjuntura global da atualidade e a formação continuada de professores, tendo como fontes de dados a produção da literatura e a análise documental. Constatou-se que os organismos internacionais, como o Banco Mundial, exercem influência nas diretrizes para essa formação, sendo contempladas muitas de suas recomendações nos documentos oficiais, como a ênfase na formação em serviço e na educação a distância. No cenário da nova ordem global e ideário neoliberal, a educação é transformada em mercadoria e a formação continuada, por vezes, é mais que um projeto formativo, é um projeto econômico, configurando-se como um grande negócio que, como tal, deve ser regido pela lógica do mercado.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceEducação: Teoria e Prática-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectGlobalizaçãopt
dc.subjectPolíticas Educacionaispt
dc.subjectFormação Continuada de Professorespt
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.titleO cenário global e as implicações para a formação continuada de professorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP - Rio Claro-
dc.description.affiliationUnesp Bauru - Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUNESP - Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUnesp Bauru - Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2013-23-42-72-89.pdf-
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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