Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107339
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rossi, Fernanda | - |
dc.contributor.author | Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:54:04Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:40:36Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T19:54:04Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:40:36Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-12 | - |
dc.identifier | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4965 | - |
dc.identifier.citation | Educação: Teoria e Prática, v. 23, n. 42, 2013, p. 72-89. | - |
dc.identifier.issn | 1981-8106 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/107339 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107339 | - |
dc.description.abstract | A formação continuada de professores, concebida como um fenômeno global, permeia os debates educacionais desde a década de 90, em consequência, especialmente, das pressões do mundo do trabalho e dos precários desempenhos escolares de grandes parcelas da população, constatado pelos sistemas governamentais. Por ser concebida como meio para a transformação da qualidade da educação, integra praticamente todas as reformas educativas em curso. No Brasil, a LDB/1996 impulsionou as ações nesse âmbito, refletindo esse período de debates. Objetivou-se neste artigo, de natureza teórica, analisar as relações entre a conjuntura global da atualidade e a formação continuada de professores, tendo como fontes de dados a produção da literatura e a análise documental. Constatou-se que os organismos internacionais, como o Banco Mundial, exercem influência nas diretrizes para essa formação, sendo contempladas muitas de suas recomendações nos documentos oficiais, como a ênfase na formação em serviço e na educação a distância. No cenário da nova ordem global e ideário neoliberal, a educação é transformada em mercadoria e a formação continuada, por vezes, é mais que um projeto formativo, é um projeto econômico, configurando-se como um grande negócio que, como tal, deve ser regido pela lógica do mercado. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Educação: Teoria e Prática | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Globalização | pt |
dc.subject | Políticas Educacionais | pt |
dc.subject | Formação Continuada de Professores | pt |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt |
dc.title | O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | UNESP - Rio Claro | - |
dc.description.affiliation | Unesp Bauru - Rio Claro | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP - Rio Claro | - |
dc.description.affiliationUnesp | Unesp Bauru - Rio Claro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1981-8106-2013-23-42-72-89.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Educação: Teoria e Prática | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.