Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107360
Título: 
O fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicas
Autor(es): 
Scotuzzi, Claudia Aparecida Sorgon
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1981-8106
Resumo: 
  • Este artigo constitui uma revisão bibliográfica sobre as diferentes teorias pedagógicas e sua relação com o fazer docente. Apresenta o contraponto entre a escola tradicional, fundamentada na força dos modelos e no estudo dos clássicos da história humana, e a escola nova, que defende a ideia de centralidade na atividade do aluno e em métodos e programas baseados na experiência da criança. Adota, para tanto, o seguinte referencial teórico: Saviani (2008a/2008b), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), Bloch (1951), Hernandez (1998), Ball (1994) e Gauthier (1998), entre outros. Propõe uma reflexão sobre a escola como principal recurso estratégico de educação das comunidades humanas e sobre os saberes necessários à profissionalização do ensino. Debate, ainda, as pedagogias adotadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nas últimas décadas, incluindo o novo currículo oficial, e a influência do Estado e do mercado na prática docente.
  • This article discusses a bibliographic review on the different pedagogical theories and their relations with the make teaching. Introduce the counterpoint between the traditional school, be the basis in virtual models and the study of human history’ classics, and the new school, which defends the idea of centrality in student activity and methods and programs based on the experience of the child. Adopts the theoretical referential: Saviani (2008), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), block (1951), Fernando Hernandez (1998), Ball (1994) and Gauthier (1998), among others. Proposes a reflection on the school as main ploy the education of human communities; yet, on the knowledge required for the teaching professionalization. Think the pedagogies taken by the Education Bureau of the São Paulo’ State, in recent decades, including the new official curriculum, and the influences of the State and the market in teaching practice.
Data de publicação: 
13-Abr-2012
Citação: 
Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 5-15.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Educação
  • Escola. Prática docente. Teorias pedagógicas.
  • Teorias Pedagógicas
Fonte: 
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3789
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107360
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.