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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorScotuzzi, Claudia Aparecida Sorgon-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:05Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:40:38Z-
dc.date.available2014-06-24T19:54:05Z-
dc.date.available2016-10-25T19:40:38Z-
dc.date.issued2012-04-13-
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/3789-
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 5-15.-
dc.identifier.issn1981-8106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107360-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107360-
dc.description.abstractEste artigo constitui uma revisão bibliográfica sobre as diferentes teorias pedagógicas e sua relação com o fazer docente. Apresenta o contraponto entre a escola tradicional, fundamentada na força dos modelos e no estudo dos clássicos da história humana, e a escola nova, que defende a ideia de centralidade na atividade do aluno e em métodos e programas baseados na experiência da criança. Adota, para tanto, o seguinte referencial teórico: Saviani (2008a/2008b), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), Bloch (1951), Hernandez (1998), Ball (1994) e Gauthier (1998), entre outros. Propõe uma reflexão sobre a escola como principal recurso estratégico de educação das comunidades humanas e sobre os saberes necessários à profissionalização do ensino. Debate, ainda, as pedagogias adotadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, nas últimas décadas, incluindo o novo currículo oficial, e a influência do Estado e do mercado na prática docente.pt
dc.description.abstractThis article discusses a bibliographic review on the different pedagogical theories and their relations with the make teaching. Introduce the counterpoint between the traditional school, be the basis in virtual models and the study of human history’ classics, and the new school, which defends the idea of centrality in student activity and methods and programs based on the experience of the child. Adopts the theoretical referential: Saviani (2008), Snyders (1974), Gramsci (1991), Luzuriaga (1961), block (1951), Fernando Hernandez (1998), Ball (1994) and Gauthier (1998), among others. Proposes a reflection on the school as main ploy the education of human communities; yet, on the knowledge required for the teaching professionalization. Think the pedagogies taken by the Education Bureau of the São Paulo’ State, in recent decades, including the new official curriculum, and the influences of the State and the market in teaching practice.en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceEducação: Teoria e Prática-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEscola. Prática docente. Teorias pedagógicas.pt
dc.subjectTeorias Pedagógicaspt
dc.titleO fazer docente no processo de mudança das teorias pedagógicaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnesp Araraquara-
dc.description.affiliationUnespUnesp Araraquara-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2012-22-39-5-15.pdf-
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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