Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107362
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Militão, Silvio Cesar Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:54:05Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:40:39Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T19:54:05Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:40:39Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-07 | - |
dc.identifier | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5001 | - |
dc.identifier.citation | Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 41, 2012, p. 145-165. | - |
dc.identifier.issn | 1981-8106 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/107362 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107362 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo precípuo analisar como o processo de municipalização do ensino fundamental, deflagrado no Estado de São Paulo a partir de meados dos anos 1990, se comporta no contexto do FUNDEB. Com base em levantamento e análise bibliográficos e documentais acerca da temática em tela, recuperam-se, inicialmente, a história e os desdobramentos de tal processo, antecipado/favorecido por medidas adotadas em nível estadual e fortemente induzido pelo agora extinto FUNDEF. Na sequência, demonstra-se que apesar do advento do FUNDEB, sistemática de financiamento voltada à cobertura de toda a educação básica, o processo de municipalização do ensino fundamental se mantém em curso no Estado de São Paulo. Mesmo representando significativo avanço em relação ao Fundo precedente, o Fundo vigente continua também a induzir, na prática, a municipalização da etapa escolar em questão. Por fim, revela-se que, em tempos de FUNDEB, o referido processo segue caracterizando-se pela permanência de marcantes tendências registradas durante a vigência do Fundo anterior: (1) adesão municipal fundada no enfoque economicista; (2) notória preferência das administrações municipais pelos anos/séries iniciais; e (3) segmentação do ensino fundamental. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Educação: Teoria e Prática | - |
dc.subject | Educação - Política e Gestão Educacional | pt |
dc.subject | Municipalização do ensino | pt |
dc.subject | FUNDEF | pt |
dc.subject | FUNDEB | pt |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt |
dc.subject | Estado de São Paulo | pt |
dc.subject | Financiamento e municipalização do ensino | pt |
dc.title | O FUNDEB e a municipalização do ensino fundamental em São Paulo, novo fundo, velhas tendências | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1981-8106-2012-22-41-145-165.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Educação: Teoria e Prática | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.