You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSchimonek, Elisangela Maria Pereira-
dc.contributor.authorMuranaka, Maria Aparecida Segatto-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:40:45Z-
dc.date.available2014-06-24T19:54:08Z-
dc.date.available2016-10-25T19:40:45Z-
dc.date.issued2013-04-12-
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6429-
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 23, n. 42, 2013, p. 18-34.-
dc.identifier.issn1981-8106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107422-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107422-
dc.description.abstractResumo O presente artigo objetiva promover uma análise da implantação do PDE-Escola em duas unidades educacionais do município de Limeira-SP, que apresentaram o IDEB/2007 abaixo da média nacional e que foram direcionadas a implantar o Programa a partir de 2009. O PDE-Escola trata-se de um programa do Governo Federal que se proclama capaz de viabilizar a autonomia, a obtenção de melhores resultados educacionais e a modernização da estrutura, organização e gestão escolar a partir da adoção de modelos administrativos gerenciais. A finalidade deste estudo foi constatar se os objetivos delineados por tal Programa, no que tange à garantia da autonomia escolar, ganham concretude na prática. A metodologia utilizada nesta pesquisa qualitativa foi o estudo de casos, concretizado por meio de coleta de dados (entrevistas e questionários semiestruturados, análise documental e revisão bibliográfica). Os resultados obtidos acenaram para a imposição de uma metodologia padronizada e burocrática, pautada em mecanismos de monitoramento, cobrança e controle que dificultaram a conquista gradativa da autonomia das escolas pesquisadas. Palavras-chave: PDE-Escola. Autonomia Escolar. Gestão.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceEducação: Teoria e Prática-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPDE-Escolapt
dc.subjectAutonomia Escolarpt
dc.subjectGestãopt
dc.titlePlano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar?pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUNESP Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2013-23-42-18-34.pdf-
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.