Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107422
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Schimonek, Elisangela Maria Pereira | - |
dc.contributor.author | Muranaka, Maria Aparecida Segatto | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:54:08Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:40:45Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T19:54:08Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:40:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-12 | - |
dc.identifier | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6429 | - |
dc.identifier.citation | Educação: Teoria e Prática, v. 23, n. 42, 2013, p. 18-34. | - |
dc.identifier.issn | 1981-8106 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/107422 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107422 | - |
dc.description.abstract | Resumo O presente artigo objetiva promover uma análise da implantação do PDE-Escola em duas unidades educacionais do município de Limeira-SP, que apresentaram o IDEB/2007 abaixo da média nacional e que foram direcionadas a implantar o Programa a partir de 2009. O PDE-Escola trata-se de um programa do Governo Federal que se proclama capaz de viabilizar a autonomia, a obtenção de melhores resultados educacionais e a modernização da estrutura, organização e gestão escolar a partir da adoção de modelos administrativos gerenciais. A finalidade deste estudo foi constatar se os objetivos delineados por tal Programa, no que tange à garantia da autonomia escolar, ganham concretude na prática. A metodologia utilizada nesta pesquisa qualitativa foi o estudo de casos, concretizado por meio de coleta de dados (entrevistas e questionários semiestruturados, análise documental e revisão bibliográfica). Os resultados obtidos acenaram para a imposição de uma metodologia padronizada e burocrática, pautada em mecanismos de monitoramento, cobrança e controle que dificultaram a conquista gradativa da autonomia das escolas pesquisadas. Palavras-chave: PDE-Escola. Autonomia Escolar. Gestão. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Educação: Teoria e Prática | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | PDE-Escola | pt |
dc.subject | Autonomia Escolar | pt |
dc.subject | Gestão | pt |
dc.title | Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): ferramenta de autonomia escolar? | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | UNESP Rio Claro | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP Rio Claro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1981-8106-2013-23-42-18-34.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Educação: Teoria e Prática | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.