Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107432
- Title:
- Prática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do local
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Fundação Educacional de Fernandópolis
- FABAN/UNIESP
- 1981-8106
- Este artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais – no caso, o cinema – o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História.
- 13-Apr-2012
- Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 56-79.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- História
- Educação
- Comunicação
- Prática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-história
- http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107432
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.