You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107432
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPerinelli Neto, Humberto-
dc.contributor.authorPaziani, Rodrigo Ribeiro-
dc.contributor.authorMello, Rafael Cardoso de-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:40:45Z-
dc.date.available2014-06-24T19:54:08Z-
dc.date.available2016-10-25T19:40:45Z-
dc.date.issued2012-04-13-
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4505-
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 22, n. 39, 2012, p. 56-79.-
dc.identifier.issn1981-8106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107432-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107432-
dc.description.abstractEste artigo tem o objetivo de repensar conceitos, conteúdos e objetivos de temáticas ligadas à área de História através da articulação entre o uso de linguagens audiovisuais – no caso, o cinema – o papel da narrativa e a construção de práticas de ensino, todas baseadas nos estudos de micro-história. Desejamos não apenas debater os potenciais pedagógicos e empíricos dos recursos tecnológicos dentro das salas de aula, mas, especialmente, o das possibilidades reais de transformação dos alunos em sujeitos do processo de construção de novos conhecimentos na área, por meio da produção do curta metragem. Essa ferramenta pedagógica e tecnológica pode ajudar-nos a refletir sobre as prerrogativas dos PCN’s que prevem em suas propostas a valorização do local e do cotidiano dos alunos, o respeito à diversidade e pluralidade, o papel dos sujeitos na História. A proposta aqui apresentada é fruto de um projeto realizado na Fundação Educacional de Fernandópolis entre 2009 e 2010, sob a forma de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos por alunos do curso de graduação em História.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceEducação: Teoria e Prática-
dc.subjectHistóriapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectPrática de ensino em história. Cinema. Narrativa. Curta metragem. Micro-históriapt
dc.titlePrática de ensino em (Micro)História e Linguagem Cinematográfica: o curta metragem como ‘outra’ narrativa histórica no e do localpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionFundação Educacional de Fernandópolis-
dc.contributor.institutionFABAN/UNIESP-
dc.description.affiliationIBILCE/UNESP-
dc.description.affiliationFundação Educacional de Fernandópolis-
dc.description.affiliationFABAN/UNIESP-
dc.description.affiliationUnespIBILCE/UNESP-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2012-22-39-56-79.pdf-
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.