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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107439
Title: 
Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos
Author(s): 
Institution: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
1981-8106
Abstract: 
Este artigo focaliza discursos referentes à formação de duas gerações brasileiras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação ao primeiro momento, entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, procedeu-se o estudo de documentos relativos à proposta curricular do Projeto CEFAM/SP, o que revelou discursos que enfatizavam uma formação docente voltada para o trabalho coletivo e a atitude crítico-reflexiva. Já no segundo período, correspondente à geração de professores formada a partir da segunda metade da década de 1990, as propostas de formação docente (representadas por diretrizes, referenciais e decretos federais) são marcadas pela influência de organismos internacionais e por um viés econômico, seguindo uma direção pragmatista baseada em competências individuais, o que aponta para um enfraquecimento político do magistério, enquanto grupo profissional. Questiona-se, assim, a pertinência de se considerar o momento atual como sendo de profissionalização docente.
Issue Date: 
9-Nov-2011
Citation: 
Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 37, 2011, p. 48-70.
Publisher: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Keywords: 
  • Educação
  • formação de professores
  • profissão docente
  • discurso educacional
Source: 
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230
URI: 
Access Rights: 
Acesso aberto
Type: 
outro
Source:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107439
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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