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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107439
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasques, Andréia Lopes Pacheco | - |
dc.contributor.author | Sarti, Flavia Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:54:08Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:40:46Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T19:54:08Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:40:46Z | - |
dc.date.issued | 2011-11-09 | - |
dc.identifier | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230 | - |
dc.identifier.citation | Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 37, 2011, p. 48-70. | - |
dc.identifier.issn | 1981-8106 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/107439 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107439 | - |
dc.description.abstract | Este artigo focaliza discursos referentes à formação de duas gerações brasileiras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação ao primeiro momento, entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, procedeu-se o estudo de documentos relativos à proposta curricular do Projeto CEFAM/SP, o que revelou discursos que enfatizavam uma formação docente voltada para o trabalho coletivo e a atitude crítico-reflexiva. Já no segundo período, correspondente à geração de professores formada a partir da segunda metade da década de 1990, as propostas de formação docente (representadas por diretrizes, referenciais e decretos federais) são marcadas pela influência de organismos internacionais e por um viés econômico, seguindo uma direção pragmatista baseada em competências individuais, o que aponta para um enfraquecimento político do magistério, enquanto grupo profissional. Questiona-se, assim, a pertinência de se considerar o momento atual como sendo de profissionalização docente. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Educação: Teoria e Prática | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | formação de professores | pt |
dc.subject | profissão docente | pt |
dc.subject | discurso educacional | pt |
dc.title | Profissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Departamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Rio Claro | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliationUnesp | Departamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Rio Claro | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1981-8106-2011-21-37-48-70.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Educação: Teoria e Prática | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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