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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107439
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVasques, Andréia Lopes Pacheco-
dc.contributor.authorSarti, Flavia Medeiros-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:08Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:40:46Z-
dc.date.available2014-06-24T19:54:08Z-
dc.date.available2016-10-25T19:40:46Z-
dc.date.issued2011-11-09-
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4230-
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 21, n. 37, 2011, p. 48-70.-
dc.identifier.issn1981-8106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107439-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107439-
dc.description.abstractEste artigo focaliza discursos referentes à formação de duas gerações brasileiras de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com relação ao primeiro momento, entre o final da década de 1980 e início da década de 1990, procedeu-se o estudo de documentos relativos à proposta curricular do Projeto CEFAM/SP, o que revelou discursos que enfatizavam uma formação docente voltada para o trabalho coletivo e a atitude crítico-reflexiva. Já no segundo período, correspondente à geração de professores formada a partir da segunda metade da década de 1990, as propostas de formação docente (representadas por diretrizes, referenciais e decretos federais) são marcadas pela influência de organismos internacionais e por um viés econômico, seguindo uma direção pragmatista baseada em competências individuais, o que aponta para um enfraquecimento político do magistério, enquanto grupo profissional. Questiona-se, assim, a pertinência de se considerar o momento atual como sendo de profissionalização docente.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceEducação: Teoria e Prática-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectformação de professorespt
dc.subjectprofissão docentept
dc.subjectdiscurso educacionalpt
dc.titleProfissionalização do magistério: do coletivo ao indivíduo, da transformação social à adequação dos sujeitospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationDepartamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Rio Claro-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Educação - Instituto de Biociências - UNESP - Rio Claro-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8106-2011-21-37-48-70.pdf-
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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