You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107487
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAguiar, Carmen Maria-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:11Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:40:51Z-
dc.date.available2014-06-24T19:54:11Z-
dc.date.available2016-10-25T19:40:51Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/2421-
dc.identifier.citationEducação: Teoria e Prática, v. 2, n. 3, 1994, p. 48.-
dc.identifier.issn1981-8106-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107487-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107487-
dc.description.abstractO trabalho aborda uma experiência com educação escolar em uma comunidade de negros, que vive semi-isolada no sudeste do Estado do Tocantins, na região norte do Brasil, onde o sitema matriarcal representa apenas uma das diferenças entre sua cultura e a dos indígenas e dos brancos sertanejos brasileiros, que, como eles, vivem na zona rural. A implantação de uma escola municipal na comunidade, sem levar em conta as especificidades de seu modo de vida, entrou em choque com o processo informal de transmição e aquisição de conhecimentos, perpetuados através de várias gerações. A pesquisa realizada através da observação participante no contexto de um estudo etnográfico, levanta os pontos conflitantes mais significativos - contudo, metodologia e procedimentos básicos - do ensino escolar, que muitas vezes, como no caso da Barra, afastam dos objetivos mesmos a que se propõe alcançar.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceEducação: Teoria e Prática-
dc.titleTraços de uma Cultura no Ensino Formalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação Física-
dc.description.affiliationUnespUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de Educação Física-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-8106-1994-02-3-48-52.pdf-
dc.relation.ispartofEducação: Teoria e Prática-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.