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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10775
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOkuda, Paola Matiko Martins-
dc.contributor.authorPinheiro, Fábio Henrique-
dc.contributor.authorGermano, Giseli Donadon-
dc.contributor.authorPadula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro-
dc.contributor.authorLourencetti, Maria Dalva-
dc.contributor.authorSantos, Lara Cristina Antunes dos-
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:37Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:37Z-
dc.date.issued2011-12-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000400010-
dc.identifier.citationJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 4, p. 351-357, 2011.-
dc.identifier.issn2179-6491-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10775-
dc.description.abstractOBJETIVO: Caracterizar e comparar as funções motoras fina, sensorial e perceptiva de escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e escolares com bom desempenho escolar sem alterações de comportamento. MÉTODOS: Participaram 22 escolares do ensino fundamental, de gênero masculino, distribuídos em: GI - 11 escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade; e GII - 11 escolares com bom desempenho acadêmico e sem alterações de comportamento. Os escolares foram submetidos à aplicação do Protocolo de Avaliação da Função Motora Fina, Sensorial e Perceptiva e da Escala de Disgrafia. RESULTADOS: Houve diferença nas tarefas de função motora fina, função sensorial e função perceptiva entre o GI e o GII, com desempenho inferior do GI. Todos os escolares de GI apresentaram disgrafia. CONCLUSÃO: Escolares com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade apresentam desempenho inferior aos escolares com bom desempenho acadêmico em relação às funções motoras fina, sensorial e perceptiva. Tais dificuldades podem causar impacto significativo sobre o desempenho acadêmico, uma vez que comprometem o desenvolvimento da linguagem escrita, ocasionando disgrafia nesses escolares.pt
dc.description.abstractPURPOSE: To characterize and compare the fine motor, sensory and perceptive functions of students with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity (ADHD) and students with good academic performance, without behavior alteration. METHODS: Participants were 22 male students from Elementary School distributed into: GI - 11 children with ADHD; and GII - 11 students with good academic performance and no behavior alteration. Students were submitted to the Protocol for Evaluation of Fine Motor, Sensory and Perceptual Function, and to the Dysgraphia Scale. RESULTS: There were differences between GI and GII in tasks concerning fine motor function, sensory function, and perceptual function, with lower performance from GI. All students in GI presented dysgraphia. CONCLUSION: Students with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity present lower performance regarding fine motor, sensory and perception functions in relation to students with good academic performance. These difficulties can cause significant impact on academic performance, impairing the development of written language and causing dysgraphia in these students.en
dc.format.extent351-357-
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectDestreza motorapt
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectEscrita manualpt
dc.subjectMotor skillsen
dc.subjectAttention deficit disorder with hyperactivityen
dc.subjectLearningen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectHandwritingen
dc.titleFunção motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividadept
dc.title.alternativeFine motor, sensory and perceptive function of students with attention deficit disorder with hyperactivityen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Departamento de Neurologia e Psiquiatria-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Hospital das Clínicas-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia Programa de Pós-Graduação em Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Departamento de Neurologia e Psiquiatria-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Hospital das Clínicas-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia Programa de Pós-Graduação em Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S2179-64912011000400010-
dc.identifier.scieloS2179-64912011000400010-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS2179-64912011000400010.pdf-
dc.relation.ispartofJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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