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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107762
Título: 
O parâmetro da linearidade em sintagmas nominais produzidos por crianças durante a aquisição do português como segunda língua
Autor(es): 
Gonçalves, Sebastião Carlos Leite
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
  • 1981-5794
  • 0002-5216
Resumo: 
O propósito deste trabalho é apresentar um estudo do início daaquisição do português como segunda língua por três crianças de umacomunidade de nipo-brasileiros do Brasil. Até a idade escolar, fase em quecomeça a aquisição do português, estas crianças falam unicamente o japonêscomo língua materna. Com base no modelo de princípios e parâmetrosda teoria da gramática gerativa (Chomsky, 1981), foi tomado comoobjeto de estudo um fenômeno sintático que diferencia o japonês do português:o parâmetro da linearidade (isto é, ordem das palavras), o qual estabelecepara o japonês o núcleo sintagmático em posição final (head-last) epara o português, em posição inicial (head-first). Valendo-me dos estudossobre language transfer (Odlin, 1989), mostro que, nesta fase da aquisição,as crianças, na produção de sintagmas nominais (NP -> N + complemento),transferem o parâmetro head-last do japonês para o português. As evidênciasmostradas neste trabalho contrariam alguns estudos que negam aexistência de transfer (Dulay & Burt, 1974; Dulay et al., 1982), sobretudono nível sintático (Felix, 1978; Genesee et al., 1995; Paradis & Genesee,1996).
Data de publicação: 
1998
Citação: 
ALFA: Revista de Linguística, v. 42, 1998.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Aquisição de L2
  • transferência
  • parâmetro da linearidade
Fonte: 
http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4268
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/107762
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