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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107762
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Sebastião Carlos Leite-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:44Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:41:23Z-
dc.date.available2014-06-24T19:54:44Z-
dc.date.available2016-10-25T19:41:23Z-
dc.date.issued1998-
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4268-
dc.identifier.citationALFA: Revista de Linguística, v. 42, 1998.-
dc.identifier.issn1981-5794-
dc.identifier.issn0002-5216-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107762-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107762-
dc.description.abstractO propósito deste trabalho é apresentar um estudo do início daaquisição do português como segunda língua por três crianças de umacomunidade de nipo-brasileiros do Brasil. Até a idade escolar, fase em quecomeça a aquisição do português, estas crianças falam unicamente o japonêscomo língua materna. Com base no modelo de princípios e parâmetrosda teoria da gramática gerativa (Chomsky, 1981), foi tomado comoobjeto de estudo um fenômeno sintático que diferencia o japonês do português:o parâmetro da linearidade (isto é, ordem das palavras), o qual estabelecepara o japonês o núcleo sintagmático em posição final (head-last) epara o português, em posição inicial (head-first). Valendo-me dos estudossobre language transfer (Odlin, 1989), mostro que, nesta fase da aquisição,as crianças, na produção de sintagmas nominais (NP -> N + complemento),transferem o parâmetro head-last do japonês para o português. As evidênciasmostradas neste trabalho contrariam alguns estudos que negam aexistência de transfer (Dulay & Burt, 1974; Dulay et al., 1982), sobretudono nível sintático (Felix, 1978; Genesee et al., 1995; Paradis & Genesee,1996).pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceALFA: Revista de Linguística-
dc.subjectAquisição de L2pt
dc.subjecttransferênciapt
dc.subjectparâmetro da linearidadept
dc.titleO parâmetro da linearidade em sintagmas nominais produzidos por crianças durante a aquisição do português como segunda línguapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationDepartamento de Letras Vernáculas - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP - São José do Rio Preto - SP-
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Letras Vernáculas - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP - São José do Rio Preto - SP-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-5794-1998-42-63-85.pdf-
dc.relation.ispartofAlfa: Revista de Linguística-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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