Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107802
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Del Re, Alessandra | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:54:46Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:41:29Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T19:54:46Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:41:29Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier | http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3180 | - |
dc.identifier.citation | ALFA: Revista de Linguística, v. 54, n. 2, 2010. | - |
dc.identifier.issn | 1981-5794 | - |
dc.identifier.issn | 0002-5216 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/107802 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107802 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é estabelecer uma relação entre as formas que a criança encontra para se autodesignar em seus enunciados, fazendo uso de marcas como pronomes, verbos etc., e o processo de expressão desta subjetividade, discutindo até que ponto esses indícios são sufi cientes – ou não – para refl etir esse processo. Para tanto, partimos de uma concepção dialógica e discursiva (BAKHTIN, 1984, 1988) que considera, de um lado, que o sujeito se constitui, em seu discurso, por meio do encadeamento dos enunciados e dos movimentos de sentido trazidos por esses encadeamentos e, por outro lado, que esse sujeito pode ser “recuperado” por meio de uma construção do intérprete/receptor (FRANÇOIS, 1994). Os dados utilizados neste trabalho pertencem a A., registrado entre 20-33 meses (estudo longitudinal), em situações rotineiras de interação com os pais, como o momento das refeições, do banho etc. Os resultados confi rmam nossa hipótese de que estudar esse processo de aquisição não se resume a observar as categorias gramaticais produzidas pela criança, pois há outros indícios que podem indicar tal processo, como o posicionamento de oposição em relação ao outro quando a criança nega, mostrando seu desejo (discursivo), ou o tipo de entonação (não verbal) que ela utiliza. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | ALFA: Revista de Linguística | - |
dc.subject | Autodesignação | pt |
dc.subject | Subjetividade | pt |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt |
dc.subject | Criança | pt |
dc.title | Jogos de pronomes, marcadores linguísticos e movimento discursivo no diálogo entre uma criança e seus pais: manifestação da subjetividade linguageira? | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | UNESP − Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Linguística - Araraquara – SP | - |
dc.description.affiliationUnesp | UNESP − Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Linguística - Araraquara – SP | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1981-5794-2010-54-2-405-429.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Alfa: Revista de Linguística | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.