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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107802
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDel Re, Alessandra-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:46Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:41:29Z-
dc.date.available2014-06-24T19:54:46Z-
dc.date.available2016-10-25T19:41:29Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/3180-
dc.identifier.citationALFA: Revista de Linguística, v. 54, n. 2, 2010.-
dc.identifier.issn1981-5794-
dc.identifier.issn0002-5216-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/107802-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107802-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é estabelecer uma relação entre as formas que a criança encontra para se autodesignar em seus enunciados, fazendo uso de marcas como pronomes, verbos etc., e o processo de expressão desta subjetividade, discutindo até que ponto esses indícios são sufi cientes – ou não – para refl etir esse processo. Para tanto, partimos de uma concepção dialógica e discursiva (BAKHTIN, 1984, 1988) que considera, de um lado, que o sujeito se constitui, em seu discurso, por meio do encadeamento dos enunciados e dos movimentos de sentido trazidos por esses encadeamentos e, por outro lado, que esse sujeito pode ser “recuperado” por meio de uma construção do intérprete/receptor (FRANÇOIS, 1994). Os dados utilizados neste trabalho pertencem a A., registrado entre 20-33 meses (estudo longitudinal), em situações rotineiras de interação com os pais, como o momento das refeições, do banho etc. Os resultados confi rmam nossa hipótese de que estudar esse processo de aquisição não se resume a observar as categorias gramaticais produzidas pela criança, pois há outros indícios que podem indicar tal processo, como o posicionamento de oposição em relação ao outro quando a criança nega, mostrando seu desejo (discursivo), ou o tipo de entonação (não verbal) que ela utiliza.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceALFA: Revista de Linguística-
dc.subjectAutodesignaçãopt
dc.subjectSubjetividadept
dc.subjectAquisição da linguagempt
dc.subjectCriançapt
dc.titleJogos de pronomes, marcadores linguísticos e movimento discursivo no diálogo entre uma criança e seus pais: manifestação da subjetividade linguageira?pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP − Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Linguística - Araraquara – SP-
dc.description.affiliationUnespUNESP − Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Departamento de Linguística - Araraquara – SP-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1981-5794-2010-54-2-405-429.pdf-
dc.relation.ispartofAlfa: Revista de Linguística-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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