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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10781
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dc.contributor.authorGermano, Giseli Donadon-
dc.contributor.authorPinheiro, Fábio Henrique-
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecida-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:38Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:38Z-
dc.date.issued2009-06-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462008005000004-
dc.identifier.citationRevista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 11, n. 2, p. 213-220, 2009.-
dc.identifier.issn1516-1846-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10781-
dc.description.abstractOBJETIVO: caracterizar o desempenho em tarefas fonológicas e silábicas de escolares com dislexia do desenvolvimento e comparar estes achados com o desempenho de discentes com bom desempenho escolar. MÉTODOS: participaram do estudo 26 alunos de oito a 12 anos de idade, de ambos os sexos, de 2ª. a 4ª. séries do Ensino Fundamental municipal na cidade de Marilia-SP, divididas em GI: composto por 13 escolares com dislexia atendidos no Centro de Estudos da Educação e Saúde - CEES/UNESP e GII: composto por 13 alunos com bom desempenho acadêmico, pareados segundo sexo, idade e escolaridade com o GI. Como procedimento foi utilizada a Prova de Consciência Fonológica - Instrumento de Avaliação Seqüencial - CONFIAS. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo Teste Mann-Whitney (comparação entre os grupos) e Teste dos Postos Sinalizados-Wilcoxon (comparação entre as variáveis). RESULTADOS: os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significante, sugerindo melhor desempenho do GII em relação ao GI quanto às tarefas fonêmicas e silábicas. O GI apresentou diferença estatisticamente significativa nas tarefas silábicas e fonêmicas, com melhor desempenho nas primeiras. Entre os escolares do GII não houve grande diferença estatística entre tarefas silábicas, apenas entre tarefas fonêmicas. CONCLUSÃO: o estudo concluiu que escolares com dislexia do desenvolvimento apresentam dificuldades quanto à identificação de rima e produção de palavras com o som dado, apontando para um déficit em acessar os códigos e as representações fonológicas.pt
dc.description.abstractPURPOSE: to characterize and to compare the performance in phonological and syllabic tasks of developmental dyslexia to good readers. METHODS: twenty-six students participated, with age varying between 8 and 12 years, both genders, of 2nd and 4th grades of the municipal elementary education of the city of Marília-SP. They were divided into GI: 13 developmental dyslexic students Center of Studies of the Education and Health - CEES/UNESP, and GII: 13 good readers, paired by gender, age and school level. As procedure we used the Test of Phonological Awareness - Instrument of Sequential Evaluation - CONFIAS. The results were statistically analyzed by Mann-Whitney Test and Wilcoxon Test. RESULTS: the results evidenced significant statistical difference, suggesting better performance of the GII in relation to the GI in the phonemic and syllabic tasks. The GI presented statistical significant difference in the syllabics and phonemic tasks, with better performance in the syllabic tasks. The students of the GII did not have significant statistical difference as for the syllabic tasks, just among phonemic tasks. CONCLUSIONS: dyslexic students had difficulties in tasks of identification of rhymes and production of words with given sound, indicating a deficit in the access of phonological codes and phonological representations.en
dc.format.extent213-220-
dc.language.isopor-
dc.publisherCEFAC Saúde e Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectDislexiapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectLearningen
dc.subjectDyslexiaen
dc.subjectEducationen
dc.titleDesempenho de escolares com dislexia do desenvolvimento em tarefas fonológicas e silábicaspt
dc.title.alternativePerformance of students with developmental dyslexia in phonological and syllabic tasksen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Programa de Pós-Graduação em Educação-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-18462008005000004-
dc.identifier.scieloS1516-18462009000200006-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-18462009000200006.pdf-
dc.relation.ispartofRevista CEFAC-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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