Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107825
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tega, Danielle | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:54:47Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:41:31Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T19:54:47Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:41:31Z | - |
dc.date.issued | 2012-04-04 | - |
dc.identifier | http://seer.fclar.unesp.br/estudos/article/view/4931 | - |
dc.identifier.citation | Estudos de Sociologia, v. 17, n. 32, 2012 Dossiê Aborto, objeto da pesquisa social. | - |
dc.identifier.issn | 1982-4718 | - |
dc.identifier.issn | 1414-0144 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/107825 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/107825 | - |
dc.description.abstract | A intenção deste artigo é fazer um estudo da maneira pela qual a memória sobre a ditadura civil-militar brasileira, especialmente a resistência política feminina, é reconstruída no filme “Que bom te ver viva”, dirigido por Lúcia Murat e lançado em 1989. Pautando-se por uma perspectiva que se baseia no cruzamento dos estudos de memória com o pensamento feminista, procura-se perceber o filme como manifestação da memória, verificando de que modo os paradoxos e tensões presentes articulam-se na narração da sobrevivência após um período traumático. Os estudos de gênero são pontos de apoio para observar de que forma as convenções de feminilidade são (re)construídas. Diante disso, notou-se a ênfase dada pelo filme às questões subjetivas que ficaram silenciadas nos anos de militância, caracterizadas principalmente nas discussões sobre violência e sexualidade – temas caros ao feminismo. | pt |
dc.description.abstract | The aim of this article is to analyze how the memory of the civil-military dictatorship in Brazil, especially the female political resistance, is reconstructed in the film “How nice to see you alive”, directed by Lucia Murat and released in 1989. Our perspective is based on the intersection of memory studies with feminist thought, and we try to understand this film as a manifestation of memory. By doing so, it is possible to identify the paradoxes and tensions present in this movie and how they help build this narrative of survival after a traumatic period. The gender studies perspective is relevant to our observation of how the conventions of femininity are (re)built, and one is able to notice the emphasis on the subjective issues that were silenced in the years of militancy, present mainly in the debates on violence and sexuality – important topics to feminism.able to notice the emphasis on the subjective issues that were silenced in the years of militancy, present mainly in the debates on violence and sexuality – important topics to feminism. | en |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Estudos de Sociologia | - |
dc.subject | Memória | pt |
dc.subject | Feminismo | pt |
dc.subject | Gênero | pt |
dc.subject | Cinema | pt |
dc.subject | Militância | pt |
dc.subject | Memory | pt |
dc.subject | Feminism | pt |
dc.subject | Gender | pt |
dc.subject | Movie | pt |
dc.subject | Militancy | pt |
dc.title | Memórias da militância: reconstruções da resistência política feminina à ditadura civil-militar brasileira | pt |
dc.title.alternative | Memories of militancy: reconstructions of women’s political resistance to the civil-military dictatorship in Brazil | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Este artigo está baseado no capítulo II da dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara intitulada Mulheres em foco: construções cinematográficas brasileiras da participação política feminina, e que deu origem a | - |
dc.description.affiliationUnesp | Este artigo está baseado no capítulo II da dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara intitulada Mulheres em foco: construções cinematográficas brasileiras da participação política feminina, e que deu origem a | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1982-4718-2012-17-32-123-147.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Estudos de Sociologia | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.