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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10785
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Cristiane Moço Canhetti de-
dc.contributor.authorYasunaga, Cristiane Naomi-
dc.contributor.authorSebastião, Luciana Tavares-
dc.contributor.authorNascimento, Edinalva Neves-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:39Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:39Z-
dc.date.issued2010-01-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000100019-
dc.identifier.citationRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 1, p. 115-124, 2010.-
dc.identifier.issn1516-8034-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10785-
dc.description.abstractOBJETIVO: Verificar a contribuição da orientação familiar de curto prazo na fluência da fala de crianças com gagueira. MÉTODOS: Participaram 20 díades de crianças com gagueira e familiares. Os procedimentos foram realizados em três etapas: avaliação da fluência, orientações familiares e reavaliação da fluência. A avaliação inicial da fluência foi realizada para caracterizar a tipologia e a frequência das disfluências antes das orientações. A orientação familiar foi realizada em duas sessões, enfatizando os comportamentos verbais e não verbais da família que podem promover a fluência na criança. A reavaliação da fluência ocorreu depois de trinta dias, utilizando-se os mesmos procedimentos da avaliação inicial. Foi aplicado o Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon, para medir o grau de significância da diferença entre as informações obtidas nas duas fases. RESULTADOS: No que se refere à tipologia, a análise comparativa das duas avaliações mostrou que, dentre os seis tipos de disfluências comuns, quatro diminuíram, e, dentre os seis tipos de disfluências gagas, cinco apresentaram redução. No que se refere à frequência das rupturas, 70% das crianças tiveram uma diminuição na porcentagem de descontinuidade de fala, e 80% no total de rupturas gagas. CONCLUSÃO: A orientação fonoaudiológica realizada com familiares de crianças com gagueira favoreceu a promoção da fluência na fala da criança, mostrando-se relevante na área da fluência infantil.pt
dc.description.abstractPURPOSE: To determine the contribution of short-term familiar counseling in the speech fluency of children who stutter. METHODS: Participants were 20 dyads of child who stutters and a family member. Procedures were carried out in three stages: assessment of fluency, familiar counseling, and reassessment of fluency. The initial assessment of fluency was performed in order to characterize the type and frequency of disfluencies produced before counseling. The familiar counseling was held in two sessions, emphasizing the verbal and non-verbal behaviors of family that can promote fluency in children. The reassessment of fluency occurred after thirty days, using the same procedures of the initial assessment. The Wilcoxon signed-rank test was applied to measure the significance level between data obtained in the two stages. RESULTS: Regarding typology, comparative analysis of the two assessments showed that, among the six types of stuttering-like-disfluencies (SLD), five had presented reduction, and among the six types of other disfluencies (OD), four had diminished. With regards to the frequency of ruptures, 70% of the children had a reduction in the percentage of discontinuity of speech, and 80% in the total number of stuttering-like disfluencies. CONCLUSION: Familiar counseling sessions favored the fluency promotion in the speech of children who stutter, proving to be relevant in the childhood fluency area.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent115-124-
dc.language.isopor-
dc.publisherSociedade Brasileira de Fonoaudiologia-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectGagueirapt
dc.subjectCriançapt
dc.subjectAconselhamentopt
dc.subjectFamíliapt
dc.subjectStutteringen
dc.subjectChilden
dc.subjectCounselingen
dc.subjectFamilyen
dc.titleOrientação familiar e seus efeitos na gagueira infantilpt
dc.title.alternativeFamiliar counseling and its effects on childhood stutteringen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia-
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia-
dc.identifier.doi10.1590/S1516-80342010000100019-
dc.identifier.scieloS1516-80342010000100019-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1516-80342010000100019.pdf-
dc.relation.ispartofRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia-
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