Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10789
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Paula de Castro | - |
dc.contributor.author | Capellini, Simone Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-20T13:31:40Z | - |
dc.date.available | 2014-05-20T13:31:40Z | - |
dc.date.issued | 2011-03-01 | - |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000100006 | - |
dc.identifier.citation | Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n. 1, p. 13-20, 2011. | - |
dc.identifier.issn | 2179-6491 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/10789 | - |
dc.description.abstract | OBJETIVO: Verificar a eficácia do programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram 40 escolares, de 2ª a 4ª séries do município de Marília (SP), de ambos os gêneros, faixa etária de oito anos e um mês a 12 anos, que foram distribuídos em dois grupos: Grupo 1 (G1), composto por 20 escolares com dificuldades de aprendizagem; e Grupo 2 (G2), composto por 20 escolares sem dificuldades de aprendizagem. Foram aplicados o Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico e a prova de leitura oral e compreensão de textos em todos os escolares, pré e pós testagem. Os participantes do Grupo 1 foram submetidos ao programa de remediação fonológica após a pré-testagem. RESULTADOS: Ao final do programa de remediação fonológica o Grupo 1 apresentou diferença para as habilidades de leitura, processamento auditivo, visual e velocidade de processamento, evidenciada por desempenho superior na pós-testagem. CONCLUSÃO: Houve eficácia do programa de remediação fonológica para o desenvolvimento de habilidades cognitivo-linguísticas e de leitura e compreensão de texto para escolares com dificuldade de aprendizagem | pt |
dc.description.abstract | PURPOSE: To verify the effectiveness of a phonological remediation program in students with learning difficulties. METHODS: Forty students from 2nd to 4th grades, from both genders, ranging from eight years and one month to 12 years old, were divided into two groups: Group 1 (G1), composed by 20 students with learning disabilities; and Group 2 (G2), composed by 20 students without learning disabilities. The Cognitive-Linguistic Performance Test and the oral reading and comprehension were applied in pre-test and post-test situations in all students. After the pre-test, only the students from Group 1 were submitted to the phonological remediation program. RESULTS: After the phonological remediation program, Group 1 presented differences for reading abilities, auditory and visual processing, and processing speed, evidenced by superior performance in the post-testing situation. CONCLUSION: The phonological remediation program was efficient to the development of cognitive-linguistic skills and reading and text comprehension of students with learning difficulties | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
dc.format.extent | 13-20 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia | - |
dc.source | SciELO | - |
dc.subject | Transtornos de aprendizagem | pt |
dc.subject | Estudantes | pt |
dc.subject | Avaliação | pt |
dc.subject | Reabilitação | pt |
dc.subject | Leitura | pt |
dc.subject | Learning disorders | en |
dc.subject | Students | en |
dc.subject | Evaluation | en |
dc.subject | Rehabilitation | en |
dc.subject | Reading | en |
dc.title | Programa de remediação fonológica em escolares com dificuldades de aprendizagem | pt |
dc.title.alternative | Phonological remediation program in students with learning difficulties | en |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia | - |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia | - |
dc.identifier.doi | 10.1590/S2179-64912011000100006 | - |
dc.identifier.scielo | S2179-64912011000100006 | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | S2179-64912011000100006.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.