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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108046
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dc.contributor.authorBortolotti, Ricardo Gião-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:54:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:41:54Z-
dc.date.available2014-06-24T19:54:59Z-
dc.date.available2016-10-25T19:41:54Z-
dc.date.issued2011-06-10-
dc.identifierhttp://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/173-
dc.identifier.citationPatrimônio e Memória, v. 7, n. 1, p. 172-192.-
dc.identifier.issn1808-1967-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/108046-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108046-
dc.description.abstractEste texto aborda a trajetória do cômico conforme a modificação sofrida da passagem da Idade Média para o pensamento moderno. A expressão mais alta do cômico, no período medieval, encontra-se nas festas populares, espaço universal da destruição/regeneração, próprio do dinamismo da realidade social. Mas, se no período medieval, o caráter universal do cômico e do riso predominavam, não acontece o mesmo no seio da modernidade, quando o riso se torna sério e voltado para objetos singulares, sofrendo transformações no modo de sua expressão, ou seja, no cotidiano e nos dias de festividade. Tais mudanças suscitam algumas questões: Quais razões foram determinantes para a mudança e o processo engendrado na maneira de pensar e vivenciar o cotidiano? Qual o espaço cedido para o cômico, encarado como o riso sério? O indizível, próprio da percepção de mudanças e crises, encontrou sua manifestação em quais vozes?pt
dc.description.abstractThis paper examines the evolution of the comic as the modification of the painful transition from medieval to modern thought. The highest expression of the comic, in the medieval period, lies in the popular parties, universal space of destruction and regeneration of its own dynamism of social reality. But in the medieval period, the universal character of the comic and laughter prevailed, the same does not happen within modernity, when the laughter becomes serious and focused on discrete objects, undergoing transformations in the way of their expression, namely in everyday and on days of festivity. These changes raise some questions: what were the reasons for a change and the process engendered in the way of thinking and experiencing everyday life? What is the space given to the comic, laughter seen as serious? The unspeakable's, own perception of changes and crises, which found its expression in voices?en
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePatrimônio e Memória-
dc.subjectCulture. Party. Laughterpt
dc.subjectCultura. Festa. Risopt
dc.titleO riso sério: o cômico nos primórdios do pensamento modernopt
dc.title.alternativeThe serious laugh: the comic in early modern thoughten
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationDepartamento de História e do Programa de Pós-graduação em História – Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis-
dc.description.affiliationUnespDepartamento de História e do Programa de Pós-graduação em História – Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de Assis-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN1808-1967-2011-7-1-172-192.pdf-
dc.relation.ispartofPatrimônio e Memória-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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