Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108159
Título: 
Violência, ideologia e estranhamento na era das imagens virtuais.
Título alternativo: 
Violence, ideology and estrangement in the era of virtual images
Autor(es): 
Cabral, Fátima Aparecida
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISSN: 
  • 1984-0241
  • 0101-3459
Resumo: 
  • O texto trata do impacto dos videojogos na cultura e na sociedade contemporâneas. Procura demonstrar que nas experiências vivenciadas, através desses jogos e acessórios (óculos, capacetes, joysticks), há uma espécie de simbiose entre a sensação física real e a representação virtual, que permite criar um simulacro da realidade que funciona como um bálsamo para as desesperanças. Para orientar a discussão abordar-se-á dois temas-eixo dos jogos eletrônicos – a violência e o mito do herói – não só por serem recorrentes ou suscitarem polêmica e inquietação particularmente entre não-jogadores, mas por serem reveladores de algumas particularidades da sociabilidade contemporânea.
  • The article discusses the impact of videogames in the contemporary culture and society. It tries to demonstrate that there is a kind of symbiosis between the real physical sensation and the virtual representation in the experiences lived through this games and accessories (glasses, helmets, joysticks), what creates a make-believe of reality that works as a balsam to the feeling of despair. In order to guide the discussion the text approaches two main themes of electronic games - the violence and the hero’s myth - not just because they are appealing and they raise polemic and inquietude particularly among non-players, but especially because they can reveal some particularities of the contemporary sociability.
Data de publicação: 
2003
Citação: 
Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 26, 2003.
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Videojogos
  • realidade virtual
  • simulacro
  • estranhamento
  • violência
Fonte: 
http://seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/375
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/108159
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.