You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/10822
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDongo Montoya, Adrian Oscar-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:46Z-
dc.date.available2014-05-20T13:31:46Z-
dc.date.issued2013-03-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000100015-
dc.identifier.citationEducação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Faculdade de Educação, v. 38, n. 1, p. 271-292, 2013.-
dc.identifier.issn2175-6236-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10822-
dc.description.abstractNeste trabalho, ao analisar a resposta de Piaget às críticas de Vygotsky, procuramos salientar convergências e divergências teóricas básicas colocadas pelo primeiro em relação ao segundo. Para isso, num primeiro momento, analisamos os esclarecimentos de Piaget sobre a realidade do fenômeno psicológico do egocentrismo cognitivo e linguístico; num segundo momento, analisamos as relações entre as noções científicas e espontâneas na criança. Num terceiro momento, analisamos a posição diferenciada de Piaget sobre os mecanismos que explicam o desenvolvimento e progresso do conhecimento. Concluímos que, na resposta de Piaget a Vygotsky, existe clara diferenciação do seu sistema teórico.pt
dc.description.abstractIn analyzing Piaget's answer to Vygotsky's critics, in the present study we tried to emphasize the basic theoretical convergences and divergences appointed by the first author in relation to the second. With this in mind, as our first step, we analyzed Piaget's explanations about the reality of the psychological phenomenon of the linguistic and cognitive egocentrism; as our second step, we analyzed the relations between scientific concepts and which are spontaneously developed in the children. As our third step, we analyzed Piaget's different position about the mechanisms which explain the knowledge progress and development. We concluded that in Piaget's answer to Vygotsky there is a clear difference of his theoretical system.en
dc.format.extent271-292-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectPiagetpt
dc.subjectVygotskypt
dc.subjectPsicologia Genéticapt
dc.subjectDesenvolvimento do Pensamentopt
dc.subjectDesenvolvimento do Conhecimentopt
dc.subjectPiageten
dc.subjectVygotskyen
dc.subjectCognitive Developmenten
dc.subjectGenetic Psychologyen
dc.subjectThought Developmenten
dc.titleResposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricaspt
dc.title.alternativePiaget's answer to Vygotsky: theoretical convergences and divergencesen
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Psicologia da Educação-
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Psicologia da Educação-
dc.identifier.doi10.1590/S2175-62362013000100015-
dc.identifier.scieloS2175-62362013000100015-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS2175-62362013000100015.pdf-
dc.relation.ispartofEducação & Realidade-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.