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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108277
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Cavalari,, Rosa Maria Feiteiro | - |
dc.contributor.author | Santana, Luiz Carlos | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Luiz Marcelo de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:55:12Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:42:22Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T19:55:12Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:42:22Z | - |
dc.date.issued | 2006-12-25 | - |
dc.identifier | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6123 | - |
dc.identifier.citation | Pesquisa em Educação Ambiental, v. 1, n. 1, 2006, p. 141-173. | - |
dc.identifier.issn | 2177-580X | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/108277 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108277 | - |
dc.description.abstract | A necessidade de questionar o “conceito essencial da educação” e de assumiruma postura crítica em face das “concepções usualmente presentes a respeitodos fins da educação” motivou o desenvolvimento desta investigação. Nossaintenção é contribuir para uma reflexão sobre os fundamentos da razão e daspráticas educativas de maneira geral e da educação ambiental em especial.Assim, entendemos como significativo investigar as concepções de educação eeducação ambiental presentes nos trabalhos de pesquisa e nos ensaios críticosapresentados no I Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (julho/2001).As questões que orientaram esta investigação podem ser assim sistematizadas:que concepções de educação e educação ambiental podem ser identificadas nostrabalhos apresentados no I EPEA? Que elementos ou indícios podem serevidenciados nos textos que permitem a identificação de tais concepções?Tanto a coleta de dados como a análise destes foram realizadas a partir dospressupostos da “análise de conteúdo”, privilegiando o desenvolvimento deanálises temáticas. A dimensão política do processo educativo,consubstanciada a partir das perspectivas de transformação social e daconstrução do ideal de cidadania, destaca-se nos textos analisados. Aconcretização de tal perspectiva, segundo os textos, deve considerar nasjustificativas, objetivos, diretrizes e/ou princípios o processo de participação, ainterdisciplinaridade, o desenvolvimento de valores, as relações local-global-local,o potencial de conflitos socioambientais, entre outros. Considerando o risco dapresença de concepções nos textos de pesquisas em educação ambiental que seaproximam de uma perspectiva “tradicional” ou “tecnicista”, associadas, às vezes, a um processo de instrumentalização da educação ambiental, assumindo, assim,uma perspectiva pragmática, entendemos ser necessário a busca da perspectivahumanizadora da educação. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Pesquisa em Educação Ambiental | - |
dc.title | Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP, Campus de Rio Claro. Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo Temático Educação Ambiental. IB, UNESP, Rio Claro. | - |
dc.description.affiliationUnesp | Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP, Campus de Rio Claro. Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo Temático Educação Ambiental. IB, UNESP, Rio Claro. | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN2177-580X-2006-1-1-141-173.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Pesquisa em Educação Ambiental | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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