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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108277
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCavalari,, Rosa Maria Feiteiro-
dc.contributor.authorSantana, Luiz Carlos-
dc.contributor.authorCarvalho, Luiz Marcelo de-
dc.date.accessioned2014-06-24T19:55:12Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:42:22Z-
dc.date.available2014-06-24T19:55:12Z-
dc.date.available2016-10-25T19:42:22Z-
dc.date.issued2006-12-25-
dc.identifierhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6123-
dc.identifier.citationPesquisa em Educação Ambiental, v. 1, n. 1, 2006, p. 141-173.-
dc.identifier.issn2177-580X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/108277-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108277-
dc.description.abstractA necessidade de questionar o “conceito essencial da educação” e de assumiruma postura crítica em face das “concepções usualmente presentes a respeitodos fins da educação” motivou o desenvolvimento desta investigação. Nossaintenção é contribuir para uma reflexão sobre os fundamentos da razão e daspráticas educativas de maneira geral e da educação ambiental em especial.Assim, entendemos como significativo investigar as concepções de educação eeducação ambiental presentes nos trabalhos de pesquisa e nos ensaios críticosapresentados no I Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (julho/2001).As questões que orientaram esta investigação podem ser assim sistematizadas:que concepções de educação e educação ambiental podem ser identificadas nostrabalhos apresentados no I EPEA? Que elementos ou indícios podem serevidenciados nos textos que permitem a identificação de tais concepções?Tanto a coleta de dados como a análise destes foram realizadas a partir dospressupostos da “análise de conteúdo”, privilegiando o desenvolvimento deanálises temáticas. A dimensão política do processo educativo,consubstanciada a partir das perspectivas de transformação social e daconstrução do ideal de cidadania, destaca-se nos textos analisados. Aconcretização de tal perspectiva, segundo os textos, deve considerar nasjustificativas, objetivos, diretrizes e/ou princípios o processo de participação, ainterdisciplinaridade, o desenvolvimento de valores, as relações local-global-local,o potencial de conflitos socioambientais, entre outros. Considerando o risco dapresença de concepções nos textos de pesquisas em educação ambiental que seaproximam de uma perspectiva “tradicional” ou “tecnicista”, associadas, às vezes, a um processo de instrumentalização da educação ambiental, assumindo, assim,uma perspectiva pragmática, entendemos ser necessário a busca da perspectivahumanizadora da educação.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourcePesquisa em Educação Ambiental-
dc.titleConcepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEApt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationDepartamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP, Campus de Rio Claro. Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo Temático Educação Ambiental. IB, UNESP, Rio Claro.-
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP, Campus de Rio Claro. Programa de Pós-Graduação em Educação – Núcleo Temático Educação Ambiental. IB, UNESP, Rio Claro.-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISSN2177-580X-2006-1-1-141-173.pdf-
dc.relation.ispartofPesquisa em Educação Ambiental-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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