Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108346- Title:
- A natureza participante de Eisenstein / Eisenstein’s participant nature
- Vicentini, Marzia Terenzi
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- 1981-7886
- 0101-3505
- Este artigo analisa alguns ensaios de Eisenstein escritos entre 1945 e 1947, que se encontram na antologia francesa intitulada La non-indifférente nature, de 1976. Fio condutor dos escritos é uma indagação sobre a natureza orgânica da obra de arte, encontrada nas mais variadas manifestações artísticas: em cinema, teatro, literatura, pintura, arquitetura, música. A “organicidade” das obras artísticas decorria do fato de elas serem construídas conforme os elementos estruturais do fenômeno representado: a ligação entre realidade e obra não consistiria numa reprodução de conteúdos, mas na recriação, em todos os níveis formais da obra, da lei dialética que rege a realidade. This paper analyses some essays by Eisenstein written between 1945 and 1947, included in a French anthology of 1976 entiled La non-différente in nature. The guideline of such writings is a quest for the “organic nature” of the work of art, found in the most varied artistic manifestations: cinema, drama, literature, painting, architecture, music. The “organicity” of works of art derived from the that they were built according to the structural elements of the phenomenon represented: the connection between reality and work would not consist of a duplication of contents, but in the recreation, in all the formal levels of the work, of the dialectic law which rules reality.
- 1980
- Revista de Letras, v. 20, n. 1, 1980.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Teoria literária
- Cinema
- Eisenstein
- Encouraçado Potemkin
- Literary theory
- Cinema
- Eisenstein
- Potemkim
- http://seer.fclar.unesp.br/letras/article/view/320
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/108346
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
