Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108346
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vicentini, Marzia Terenzi | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-24T19:55:15Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:42:25Z | - |
dc.date.available | 2014-06-24T19:55:15Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:42:25Z | - |
dc.date.issued | 1980 | - |
dc.identifier | http://seer.fclar.unesp.br/letras/article/view/320 | - |
dc.identifier.citation | Revista de Letras, v. 20, n. 1, 1980. | - |
dc.identifier.issn | 1981-7886 | - |
dc.identifier.issn | 0101-3505 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/108346 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108346 | - |
dc.description.abstract | Este artigo analisa alguns ensaios de Eisenstein escritos entre 1945 e 1947, que se encontram na antologia francesa intitulada La non-indifférente nature, de 1976. Fio condutor dos escritos é uma indagação sobre a natureza orgânica da obra de arte, encontrada nas mais variadas manifestações artísticas: em cinema, teatro, literatura, pintura, arquitetura, música. A “organicidade” das obras artísticas decorria do fato de elas serem construídas conforme os elementos estruturais do fenômeno representado: a ligação entre realidade e obra não consistiria numa reprodução de conteúdos, mas na recriação, em todos os níveis formais da obra, da lei dialética que rege a realidade. This paper analyses some essays by Eisenstein written between 1945 and 1947, included in a French anthology of 1976 entiled La non-différente in nature. The guideline of such writings is a quest for the “organic nature” of the work of art, found in the most varied artistic manifestations: cinema, drama, literature, painting, architecture, music. The “organicity” of works of art derived from the that they were built according to the structural elements of the phenomenon represented: the connection between reality and work would not consist of a duplication of contents, but in the recreation, in all the formal levels of the work, of the dialectic law which rules reality. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Revista de Letras | - |
dc.subject | Teoria literária | pt |
dc.subject | Cinema | pt |
dc.subject | Eisenstein | pt |
dc.subject | Encouraçado Potemkin | pt |
dc.subject | Literary theory | pt |
dc.subject | Cinema | pt |
dc.subject | Eisenstein | pt |
dc.subject | Potemkim | pt |
dc.title | A natureza participante de Eisenstein / Eisenstein’s participant nature | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.description.affiliation | Professora Assistente de Língua e Literatura Italiana do Departamento de Letras Modernas do Instituto de Letras, História e Psicologia — Campus de Assis, UNESP. | - |
dc.description.affiliationUnesp | Professora Assistente de Língua e Literatura Italiana do Departamento de Letras Modernas do Instituto de Letras, História e Psicologia — Campus de Assis, UNESP. | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISSN1981-7886-1980-20-1-109-121.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Revista de Letras | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.