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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108384
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dc.contributor.advisorAbdian, Graziela Zambão [UNESP]-
dc.contributor.authorHojas, Viviani Fernanda-
dc.date.accessioned2014-08-13T14:50:32Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:42:28Z-
dc.date.available2014-08-13T14:50:32Z-
dc.date.available2016-10-25T19:42:28Z-
dc.date.issued2011-04-19-
dc.identifier.citationHOJAS, Viviani Fernanda. Formação e função do diretor de escola: análise a partir dos concursos públicos realizados na rede estadual de ensino de São Paulo (1979-2007). 2011. 111 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/108384-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108384-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the public notes and the open tests to fill the position of school principal held in state schools in São Paulo between 1979 and 2007, and also the perception that principals have on the function they exercised/exercise in schools. It is considered that the contents of the public notes and open tests, along with the perceptions of principals who carried out the tests, were approved and entered office, may indicate, among other things, the expectations of teaching central organs of São Paulo state concerning the work of this professional and administrative thinking that supposedly guided and/or guides the administration of public schools in the state. By recovering the knowledge trajectory in Administration of Education in Brazil it is observed that the systemic study in this area since its inception, and during a lot of time, was based almost exclusively on General Theory of Administration being marked by the entrepreneurial paradigm. However, under the argument that schools present different objectives from the company, some studies produced in the late 1970s and in the1980s propose the construction of a specific theoretical basis for the school administrative activity. Taking as a grant this theoretical movement in the area, the analysis of different research sources (public notes, tests and interviews with the principals) is centered on the following questions: If there was a path of knowledge in Educational Administration in the country with outstanding characteristics in each period, were these characteristics reflected in the public notes and tests aimed at filling the position of school principal? And in the perception of principals? How? The undertaken analysis allows sketching out some answers in order to assert that, in some way, the theoretical movement was reflected... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar os editais e as provas dos concursos públicos para provimento do cargo de diretor de escola realizados na rede estadual de ensino de São Paulo entre 1979 e 2007, bem como a concepção que os diretores concursados têm acerca da função que exerceram e/ou exercem nas escolas. Considera-se que os conteúdos dos editais e das provas, juntamente com as percepções dos diretores que realizaram os concursos, foram aprovados e assumiram o cargo, podem indicar, entre outros aspectos, as expectativas dos órgãos centrais do ensino do estado de São Paulo em relação à atuação desse profissional e o pensamento administrativo que supostamente orientou e/ou orienta a administração das escolas públicas paulistas. A partir do resgate da trajetória do conhecimento em Administração da Educação no Brasil observa-se que o estudo sistemático nessa área desde sua origem e durante muito tempo baseou-se, quase que exclusivamente, na Teoria Geral da Administração sendo marcado pelo paradigma empresarial. Entretanto, sob o argumento de que a escola apresenta objetivos distintos da empresa, alguns estudos produzidos no final da década de 1970 e nos anos 1980 propõem a construção de uma base teórica específica para a atividade administrativa escolar. Tomando como subsídio esse movimento teórico na área, a análise das diferentes fontes de pesquisa (editais, provas e entrevistas com os diretores) tem como eixo as seguintes questões: Se houve uma trajetória do conhecimento em Administração da Educação no país com características marcantes em cada período, tais características se refletiram nos editais e nas provas para provimento do cargo de diretor de escola? E na concepção dos diretores? De que forma? A análise efetuada permite esboçar algumas respostas... (Resumo completo, c licar acesso eletrônico abaixo)pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipunidade ffc-
dc.format.extent111 f. + anexos.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAdministradores escolarespt
dc.subjectEscolas públicas - São Paulo (Estado)pt
dc.subjectDiretores escolares - Formaçãopt
dc.subjectConcursos públicospt
dc.subjectConcursos públicos - Diretores escolarespt
dc.subjectSchool administrationen
dc.titleFormação e função do diretor de escola: análise a partir dos concursos públicos realizados na rede estadual de ensino de São Paulo (1979-2007)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filehojas_vf_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000650010-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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