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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108759
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Drigo, Alexandre Janotta [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Cressoni, Franz Eric de Goes | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-13T14:50:55Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:43:16Z | - |
dc.date.available | 2014-08-13T14:50:55Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:43:16Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-07 | - |
dc.identifier.citation | CRESSONI, Franz Eric de Goes. Capoeira contemporânea: compreensões decorrentes de mestres autodeclarados. 2013. 134 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/108759 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108759 | - |
dc.description.abstract | This study had the objective of analyzing capoeira in present days, giving attention to the ruptures and disputes of power with the traditional schools, angola and regional, as professed by their creators, which originated new manifestations that are nowadays present in the social space of capoeira. In this sense, we focused on the phenomenon called capoeira contemporânea, treating both it and capoeira in general as manifestations based on an artisan model and analyzing them through the social theory of Pierre Bourdieu. Therefore, the objectives of this study were to comprehend the phenomenon known by the name of capoeira contemporânea, analyzing: a) the historical context and the social structure which led to a rupture with the traditional schools; b) the relationship between capoeira as it is practiced nowadays with physical education and sports; c) whether or not there is a new school of capoeira which add to the traditional ones. A choice was made for a qualitative research, using a semi structured interview with eight masters who declared themselves to be practitioners of capoeira contemporânea. The interviews showed that, in general, the masters of capoeira contemporânea tend not to consider it to be a school of capoeira, as are the capoeiras angola and regional, since it lacks universal groundings among its practitioners, which Eric Hobsbawm named invented traditions. Still, it has redimensioned both traditional schools as its fundamental pillars, and thus breaking with the existing separation angola/regional. Furthermore, capoeira contemporânea tends to give a freedom to the restructuring of the exercise of capoeira, creating new groundings or adding new characteristics of other practices to the existing ones. We have concluded that capoeira contemporânea constitutes, not a school, but a model of practice based on a movement of transformation in the capoeira medium which breaks with the traditional models of practice, but... | en |
dc.description.abstract | O presente estudo objetivou analisar a capoeira na atualidade no que diz respeito às rupturas e disputas de poder que se deram com as escolas tradicionais, angola e regional, tal qual preconizadas por seus criadores, para o surgimento das novas manifestações que hoje se apresentam no espaço social da capoeira. Neste sentido, fizemos um recorte no qual demos enfoque ao fenômeno denominado capoeira contemporânea, abordando-o, e à capoeira, de forma geral como manifestações pautadas por um modelo artesanal, e analisando-os a partir da teoria social de Pierre Bourdieu. Assim, os objetivos deste estudo foram compreender o fenômeno reconhecido pelo termo capoeira contemporânea, analisando: a) o contexto histórico e a estrutura social que levaram à ruptura com as escolas tradicionais; b) a relação entre a capoeira, tal qual praticada na atualidade, com educação física e o esporte; c) a existência, ou não, de uma nova escola de capoeira que se some às tradicionais. Optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como técnica a entrevista semi-estruturada com oito mestres que se auto declararam praticantes de capoeira contemporânea. As entrevistas demonstraram que, de forma geral, os mestres de capoeira contemporânea tendem a não considerá-la uma escola de capoeira, tais quais o são as capoeiras angola e regional, pois ela carece de fundamentações universalisadas entre seus praticantes, denominadas por Eric Hobsbawm de tradições inventadas. No entanto, ela redimencionou ambas as escolas tradicionais como os pilares fundamentais da prática, rompendo assim com a separação angola/regional existente até então. Além disso, a capoeira contemporânea tende a dar liberdade para reestruturar-se a prática da capoeira criando novos fundamentos ou acoplando a eles características de outras práticas, como lutas ou acrobacias. Concluímos que a capoeira contemporânea constitui-se, não numa escola, mas num modelo de prática pautado... | pt |
dc.format.extent | 134 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Capoeira (Dance) | pt |
dc.subject | Capoeira | pt |
dc.subject | Capoeira - História | pt |
dc.subject | Educação não-formal | pt |
dc.subject | Folclore | pt |
dc.subject | Formação profissional | pt |
dc.title | Capoeira contemporânea: compreensões decorrentes de mestres autodeclarados | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | 000767661.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000767661 | - |
dc.identifier.capes | 33004137062P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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