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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108806
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dc.contributor.advisorKerr, Dorotéa Machado [UNESP]-
dc.contributor.authorFrungillo, Mário D-
dc.date.accessioned2014-08-13T14:50:58Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:43:23Z-
dc.date.available2014-08-13T14:50:58Z-
dc.date.available2016-10-25T19:43:23Z-
dc.date.issued2014-03-29-
dc.identifier.citationFRUNGILLO, Mário D. Nacionalismo musical e brasilidade: uma revisão. 2014. 174 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/108806-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108806-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to investigate the musical nationalism in Brazil and what role he had in relation to possible progress or setbacks in the history of Brazilian music during the early twentieth century until the 1960s. From the survey of essential concepts as culture, identity, nation and nationalism, I focused the unfolding of the Semana de Arte Moderna (Week of Modern Art) in 1922 and the publication of the Ensaio sobre a música brasileira (Essay on Brazilian music), Mário de Andrade, in 1928, in which he exposes a program for the configuration of classical brasilian music. Through a qualitative analysis of texts and significant events I sought to identify the conceptions and manifestations of nationalism and Brazilianness, understand their connections and reassess the periodization of Brazilian musicen
dc.description.abstractO objetivo principal deste trabalho foi investigar o nacionalismo musical no Brasil e que papel ele teve em relação a possíveis avanços ou retrocessos na história da música erudita brasileira no período do início do século XX até a década de 1960. A partir do levantamento de conceitos essenciais como cultura, identidade, nação e nacionalismo, focalizei os desdobramentos da Semana de Arte Moderna, de 1922 e da publicação do Ensaio sobre a música brasileira, de Mário de Andrade, em 1928, em que ele expõe um programa para a configuração da música erudita. Através de uma análise qualitativa dos textos e das manifestações significativas, procurei identificar as concepções e manifestações de brasilidade e nacionalismo, compreender suas conexões e reavaliar a periodização da música brasileirapt
dc.format.extent174 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMúsica brasileirapt
dc.subjectNacionalismo na musicapt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectSemana de Arte Modernapt
dc.subjectBrasilpt
dc.subjectBrazilian musicpt
dc.titleNacionalismo musical e brasilidade: uma revisãopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000772078.pdf-
dc.identifier.aleph000772078-
dc.identifier.capes33004013066P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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