You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108823
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOnuchic, Lourdes de la Rosa [UNESP]-
dc.contributor.authorHuaman Huanca, Roger Ruben-
dc.date.accessioned2014-08-13T14:50:59Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:43:25Z-
dc.date.available2014-08-13T14:50:59Z-
dc.date.available2016-10-25T19:43:25Z-
dc.date.issued2014-04-11-
dc.identifier.citationHUAMAN HUANCA, Roger Ruben. A resolução de problemas e a modelização matemática no processo de ensino - aprendizagem - avaliação: uma contribuição para a formação continuada do professor de matemática. 2014. 315 p. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/108823-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108823-
dc.description.abstractThe present work consists of the materialization of an investigation that involved methodological, pedagogical and social aspects, developed in continuing education for teachers who teach Mathematics in basic education. Thomas A. Romberg’s methodology was chosen as the scientific methodology for the development of the present research. The main goal of the present work is to educate Mathematics teachers of basic education from the region of Cariri Paraibano in order that they become multipliers to the teachers from that region, focusing on capacitating them and favoring them moments of reflection and analysis about what and how to teach when they use the Methodology of Teaching-Learning- Evaluation through Problem Solving. So, a teaching-learning project was created to meet the requirements of the “5ª Gerência Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba” and of a graduate course to the community of UEPB Campus Monteiro. The theoretical foundation considered for the development of the present research was structured on three grounds: collaborative group study in teacher continuing education; problem solving and; Mathematics modelization. That project was applied to a group of six teachers, who were selected in individual interviews, for four months, in twelve eight-hour meetings. Besides, the researcher provided daily assistance to those teachers. The methodological procedures to collect data were: interviews, observation of group work, teachers’ written material, filming, recording and field diary. The material worked by those teachers in that investigative process was simultaneously applied by the teachers who participated in that group in their own classrooms. We believe this research might contribute with Mathematics Education in order to promote a new way of working Mathematics teaching-learning in classroomen
dc.description.abstractEsta tese se constitui na materialização de uma investigação que envolve aspectos metodológicos, pedagógicos e sociais, realizada no âmbito da formação continuada de professores que ensinam Matemática na Educação Básica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi assumida como metodologia científica a metodologia de Thomas A. Romberg. O objetivo principal desta tese é o de formar professores de Matemática, da Educação Básica, da região do Cariri Paraibano, como multiplicadores junto a professores dessa região, visando à sua capacitação, propiciando-lhes momentos de reflexão e análise sobre o que ensinar e como ensinar ao fazerem uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para isso, um projeto de ensino-aprendizagem foi criado atendendo às solicitações da 5ª Gerência Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, e de um trabalho de Extensão Universitária à comunidade da UEPB Campus Monteiro. O referencial teórico considerado para o desenvolvimento desta pesquisa estruturou-se em três eixos: grupo de estudo colaborativo na formação continuada do professor; resolução de problemas e; modelização matemática. Esse projeto foi aplicado a um grupo de seis professores, selecionados em entrevistas individuais, durante quatro meses em doze encontros de oito horas. Além disso, houve atendimento diário do pesquisador a esses professores. Foram usados como procedimentos metodológicos para a coleta de dados: entrevistas, observação do trabalho do grupo, o material escrito pelos professores, filmagens, gravações e diário de campo. O material trabalhado por esses professores nesse processo investigativo foi, simultaneamente, aplicado pelos professores participantes do grupo em suas próprias salas de aula. Acreditamos que esta pesquisa possa contribuir com a Educação Matemática no sentido de promover uma nova forma de se...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent315 p. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectEnsino - Metodologiapt
dc.subjectMatemática - Formação de professorespt
dc.subjectProfessores de matematica - Formaçãopt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectMonteiro (PB)pt
dc.titleA resolução de problemas e a modelização matemática no processo de ensino - aprendizagem - avaliação: uma contribuição para a formação continuada do professor de matemáticapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000773828.pdfpt
dc.identifier.aleph000773828-
dc.identifier.capes33004137031P7-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.