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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108907
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dc.contributor.advisorSilveira, Márcio Rogério [UNESP]-
dc.contributor.authorSouza, Vitor Hélio Pereira de-
dc.date.accessioned2014-08-27T14:36:45Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:43:36Z-
dc.date.available2014-08-27T14:36:45Z-
dc.date.available2016-10-25T19:43:36Z-
dc.date.issued2013-12-13-
dc.identifier.citationSOUZA, Vitor Hélio Pereira de. Integração territorial na América do Sul: uma análise multiescalar a partir das obras da IIRSA/COSIPLAN. 2013. 237 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/108907-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/108907-
dc.description.abstractNo ano 2000, foi lançada a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), incorporada no ano de 2008 ao Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN), iniciativas que retomaram o ideário integracionista pelo prisma territorial. Ambas as instâncias de planejamento seguiram o mesmo padrão de organização, um Portfólio (geral) com mais de 500 obras e uma Agenda (AIC e API) com 31 projetos considerados essenciais para a integração regional. Desta maneira, ao analisar a repercussão das obras no espaço, percebe-se que conforme modifica-se a ?escala geográfica? de análise identifica-se novos elementos. No âmbito continental destacam-se duas estratégias: 1- Na Região Setentrional, área abarcada pela floresta Amazônica, o foco foi a ampliação das infraestruturas de transporte existentes (destaque para hidrovias), mas especialmente a criação de novas Hidroelétricas, obras de grande dimensões que canalizaram importantes investimentos; 2- Já a Região Austral, área em que localiza-se o Pacto Andino (CAN) e principalmente o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), centralizou mais da metade das obras e investimentos, cujo foco foi o setor de transportes...pt
dc.description.abstractEn el año 2000, se puso en marcha la Iniciativa para la Integración de la Infraestructura Regional Sudamericana (IIRSA), incorporada en el año 2008 al Consejo Sudamericano de Infraestructura y Planificación (COSIPLAN), iniciativas que reanudaron la ideología integracionista por el prisma territorial. Ambas instancias de planificación siguieron el mismo patrón de organización, una Cartera (general), con más de 500 obras y una Agenda (AIC y API) con 31 proyectos que se consideran esenciales para la integración regional. De esta manera, al analizar la repercusión de las obras en el espacio, se percibe que conforme se modifica la ?escala geográfica? de análisis, se identifican nuevos elementos. A nivel continental destacamos dos estrategias: 1 - En la región Norte, zona abarcada por la selva amazónica, el foco fue la expansión de la infraestructura de transporte existente (especialmente las hidrovías), pero sobre todo la creación de nuevas centrales hidroeléctricas, obras de grandes dimensiones que canalizaron importantes inversiones; 2 – Ya en la Región Sur, la zona en que se encuentra la Comunidad Andina (CAN) y sobre todo el Mercado Común del Sur (MERCOSUR)...es
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent237 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectMERCOSULpt
dc.subjectGeografiapt
dc.subjectSuperestrada da informaçãopt
dc.subjectEspaço em geografiapt
dc.subjectEspaço urbanopt
dc.subjectTransporte urbanopt
dc.subjectGeographypt
dc.titleIntegração territorial na América do Sul: uma análise multiescalar a partir das obras da IIRSA/COSIPLANpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.file000761614.pdf-
dc.identifier.aleph000761614-
dc.identifier.capes33004129042P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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