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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109136
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Andrade, Lucimary Bernabé Pedrosa de | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T17:52:27Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:43:47Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T17:52:27Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:43:47Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579830853. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579830853 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109136 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109136 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo inscreve-se no campo das políticas públicas para a infância destacando a questão da educação infantil como um dos direitos da criança. Atualmente, a criança é reconhecida como sujeito pleno de direitos, ganhando a infância maior visibilidade na sociedade, respaldada por dispositivos legais de âmbito internacional. Em contrapartida, os discursos teóricos e a realidade de milhares de crianças em todo o mundo têm revelado o estado paradoxal da condição da criança e da efetivação dos seus direitos. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de analisar as concepções de criança, seus direitos e educação infantil apresentadas pelas educadoras das creches de Franca, e de que forma essas categorias são manifestadas nas práticas institucionais. A construção da pesquisa, referenciada na abordagem qualitativa, teve como aporte teórico-metodológico a teoria das representações sociais e o emprego de questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos metodológicos para a coleta dos dados empíricos, posteriormente analisados pela técnica da análise de conteúdo. Com base nas análises desenvolvidas, constatou-se nos discursos e nas ações das profissionais representações da criança como um sujeito marcado pela condição de vir a ser, dependente do adulto, frágil e inocente, associadas a um modelo de educação infantil escolarizante e preparatório de futuras aprendizagens. Desta forma, as representações acerca das categorias criança, direitos e educação infantil não favorecem, efetivamente, para que as crianças exerçam a condição de sujeitos de direitos e protagonistas nos espaços institucionais, e para que as creches sejam legitimadas enquanto espaços de exercício da cidadania da infância. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação de crianças | pt |
dc.subject | Direitos das crianças | pt |
dc.subject | Representações sociais | pt |
dc.title | Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579830853.pdf | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579830853.epub | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.identifier.aleph | 000785201 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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