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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109138
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLuengo, Fabiola Colombani-
dc.date.accessioned2014-09-03T17:52:27Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:43:47Z-
dc.date.available2014-09-03T17:52:27Z-
dc.date.available2016-10-25T19:43:47Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationLUENGO, Fabiola Colombani. A vigilância punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579830877.-
dc.identifier.isbn9788579830877-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109138-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109138-
dc.description.abstractO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a indisciplina são na atualidade assuntos que aparecem com forte incidência no cotidiano escolar. Algumas condutas apresentadas pelas crianças, neste contexto, são vistas como indicativos de tal transtorno e isso vem contribuindo para que crianças ainda muito pequenas sejam encaminhadas pelos educadores aos profissionais da saúde, por apresentarem na escola comportamentos considerados indisciplinados, agitados e impulsivos. A presente pesquisa tem como principal objetivo, discutir a relação entre indisciplina e o diagnóstico de TDAH, a partir da queixa do professor da educação infantil. Pretende ainda, analisar a postura dos educadores diante do processo de patologização no campo educacional, levando em conta a sociedade eugênica e disciplinar, que foi consolidada com o processo de higienização ocorrido no início do século XX, como também, construir uma reflexão crítica acerca das práticas sociais e educativas que ora se configuram, mediante a análise da educação contemporânea e do resgate histórico da escolarização no Brasil. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso qualitativo e as estratégias metodológicas empregadas para a coleta de dados incluíram a observação participante, entrevistas semiestruturadas, diário de campo e análise de documentos. Os resultados foram organizados em oito eixos temáticos e indicaram principalmente que os educadores apresentam dificuldades para estabelecer diferenças entre indisciplina e o TDAH e o que é normal e patológico, o que tem causado o aumento expressivo no número de encaminhamentos de crianças aos profissionais de saúde e a consequente patologização e medicalização da infância.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.sourceAleph-
dc.subjectDisturbio da falta de atenção com hiperatividadept
dc.subjectCrianças hiperativaspt
dc.subjectDisciplina escolarpt
dc.subjectProfessores e alunospt
dc.titleA vigilância punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infânciapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579830877.pdf-
dc.identifier.fileISBN9788579830877.epub-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
dc.identifier.aleph000785240-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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