Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109138
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Luengo, Fabiola Colombani | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T17:52:27Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:43:47Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T17:52:27Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:43:47Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | LUENGO, Fabiola Colombani. A vigilância punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579830877. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579830877 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109138 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109138 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a indisciplina são na atualidade assuntos que aparecem com forte incidência no cotidiano escolar. Algumas condutas apresentadas pelas crianças, neste contexto, são vistas como indicativos de tal transtorno e isso vem contribuindo para que crianças ainda muito pequenas sejam encaminhadas pelos educadores aos profissionais da saúde, por apresentarem na escola comportamentos considerados indisciplinados, agitados e impulsivos. A presente pesquisa tem como principal objetivo, discutir a relação entre indisciplina e o diagnóstico de TDAH, a partir da queixa do professor da educação infantil. Pretende ainda, analisar a postura dos educadores diante do processo de patologização no campo educacional, levando em conta a sociedade eugênica e disciplinar, que foi consolidada com o processo de higienização ocorrido no início do século XX, como também, construir uma reflexão crítica acerca das práticas sociais e educativas que ora se configuram, mediante a análise da educação contemporânea e do resgate histórico da escolarização no Brasil. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso qualitativo e as estratégias metodológicas empregadas para a coleta de dados incluíram a observação participante, entrevistas semiestruturadas, diário de campo e análise de documentos. Os resultados foram organizados em oito eixos temáticos e indicaram principalmente que os educadores apresentam dificuldades para estabelecer diferenças entre indisciplina e o TDAH e o que é normal e patológico, o que tem causado o aumento expressivo no número de encaminhamentos de crianças aos profissionais de saúde e a consequente patologização e medicalização da infância. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Disturbio da falta de atenção com hiperatividade | pt |
dc.subject | Crianças hiperativas | pt |
dc.subject | Disciplina escolar | pt |
dc.subject | Professores e alunos | pt |
dc.title | A vigilância punitiva: a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579830877.pdf | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579830877.epub | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.identifier.aleph | 000785240 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.