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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109160
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Barreiro, Iraíde Marques de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T17:52:28Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:43:50Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T17:52:28Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:43:50Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas. Política de educação no campo: para além da alfabetização (1952-1963). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831300. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579831300 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109160 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109160 | - |
dc.description.abstract | Este livro resgata o processo de elaboração, percurso e desenvolvimento da Campanha Nacional de Educação Rural (CNER), criada em 1952 e extinta em 1963, no contexto histórico que a ensejou, articulada às ideias hegemônicas do período, determinantes da ação do Estado e de setores da sociedade civil. Movimentos de organizações internacionais e a política nacional pela expansão do desenvolvimento econômico e modernização rural, aliam a educação a essas finalidades. A Campanha adota orientações pedagógicas da Educação de Base e do Desenvolvimento de Comunidade, pressupostos do funcionalismo e do neotomismo, com respaldo da Igreja Católica. Conhecimentos teóricos e técnicos pretendiam ofertar vida compatível com a dignidade humana e com os ideais democráticos para a cidadania. A pesquisa investiga os processos de conquista da cidadania, na perspectiva da contradição, ao explicitar avanços e retrocessos na relação educativa do programa. A análise considerou o conjunto de fontes documentais produzidas para e pela Campanha, como periódicos e acervo iconográfico, localizados em bibliotecas e arquivos. As categorias de análises contemplam temas emergentes para atender às demandas do campo, como: educação, habitação, saúde, lazer e promoção da educação política, para educação dos costumes, para além da alfabetização. O desenvolvimento da cidadania e da democracia pretendidas fundou-se em situações educativas pontuais e na resolução de conflitos sociais mais voltados para os indivíduos e os grupos, e menos como processos decorrentes do interior das práticas sociais. Contudo, a política foi relevante naquele contexto, pois, se não fosse a nossa cultura de descontinuidades e articulação das políticas sociais, as condições de vida e trabalho no campo poderiam ser outras. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação rural | pt |
dc.subject | Trabalhadores rurais - Educação | pt |
dc.subject | Educação e Estado | pt |
dc.title | Política de educação no campo: para além da alfabetização (1952-1963) | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579831300.pdf | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579831300.epub | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.identifier.aleph | 000784449 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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