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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109160
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarreiro, Iraíde Marques de Freitas-
dc.date.accessioned2014-09-03T17:52:28Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:43:50Z-
dc.date.available2014-09-03T17:52:28Z-
dc.date.available2016-10-25T19:43:50Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationBARREIRO, Iraíde Marques de Freitas. Política de educação no campo: para além da alfabetização (1952-1963). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831300.-
dc.identifier.isbn9788579831300-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109160-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109160-
dc.description.abstractEste livro resgata o processo de elaboração, percurso e desenvolvimento da Campanha Nacional de Educação Rural (CNER), criada em 1952 e extinta em 1963, no contexto histórico que a ensejou, articulada às ideias hegemônicas do período, determinantes da ação do Estado e de setores da sociedade civil. Movimentos de organizações internacionais e a política nacional pela expansão do desenvolvimento econômico e modernização rural, aliam a educação a essas finalidades. A Campanha adota orientações pedagógicas da Educação de Base e do Desenvolvimento de Comunidade, pressupostos do funcionalismo e do neotomismo, com respaldo da Igreja Católica. Conhecimentos teóricos e técnicos pretendiam ofertar vida compatível com a dignidade humana e com os ideais democráticos para a cidadania. A pesquisa investiga os processos de conquista da cidadania, na perspectiva da contradição, ao explicitar avanços e retrocessos na relação educativa do programa. A análise considerou o conjunto de fontes documentais produzidas para e pela Campanha, como periódicos e acervo iconográfico, localizados em bibliotecas e arquivos. As categorias de análises contemplam temas emergentes para atender às demandas do campo, como: educação, habitação, saúde, lazer e promoção da educação política, para educação dos costumes, para além da alfabetização. O desenvolvimento da cidadania e da democracia pretendidas fundou-se em situações educativas pontuais e na resolução de conflitos sociais mais voltados para os indivíduos e os grupos, e menos como processos decorrentes do interior das práticas sociais. Contudo, a política foi relevante naquele contexto, pois, se não fosse a nossa cultura de descontinuidades e articulação das políticas sociais, as condições de vida e trabalho no campo poderiam ser outras.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação ruralpt
dc.subjectTrabalhadores rurais - Educaçãopt
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.titlePolítica de educação no campo: para além da alfabetização (1952-1963)pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579831300.pdf-
dc.identifier.fileISBN9788579831300.epub-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
dc.identifier.aleph000784449-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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