Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109162
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tomás, Lia | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T17:52:28Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:43:50Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T17:52:28Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:43:50Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | TOMÁS, Lia. À procura da música sem sombra: Chabanon e a autonomia da música no século XVIII. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831744. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579831744 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109162 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109162 | - |
dc.description.abstract | Em À procura da música sem sombra, Lia Tomás analisa o trabalho do pensador francês Michel-Paul-Guy de Chabanon (1730-92), cujo livro Da música em si e suas relações com a palavra, as línguas, a poesia e o teatro foi uma espécie de manifesto erudito a favor da música instrumental enquanto gênero autônomo, conceito que teria tido fundamental importância para o romantismo do século XIX e os movimentos que o sucederam. Tomás disseca a obra de Chabanon mantendo o autor no seu contexto. Violinista, amigo de Voltaire, Chabanon era um ativo participante das discussões sobre arte e música do seu tempo. Opôs-se às ideias musicais de Rousseau e outros enciclopedistas, como a origem unitária da música e da palavra, o papel subalterno da música na ópera e a não diferenciação entre linguagem verbal e musical. A autora discorre com precisão sobre os subsídios estéticos e filosóficos fornecidos por Chabanon para a reflexão sobre a música instrumental, e que foram elaborados com o objetivo explícito de delimitar as características desta e demonstrar suas diferenças e autonomia: a música sem sombra a que se refere Lia Tomás. O trabalho traz na íntegra a primeira parte do livro de Chabanon, escrito de maneira deliciosamente coloquial e por isso praticamente ignorado em sua época. | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Chabanon, Michel Paul Gui de, 1730-1792 | pt |
dc.subject | Música - Séc. XVIII | pt |
dc.subject | Musica instrumental | pt |
dc.title | À procura da música sem sombra: Chabanon e a autonomia da música no século XVIII | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579831744.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.identifier.aleph | 000784366 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.