Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109180
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moya, Fernanda Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T17:52:29Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:43:52Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T17:52:29Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:43:52Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | MOYA, Fernanda Nunes. A Discoteca Pública Municipal de São Paulo: um projeto modernista para a música nacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832031. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579832031 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109180 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109180 | - |
dc.description.abstract | Nem sempre se lembra que a música e o folclore também foram influenciados pelo projeto modernista que tomou conta de São Paulo em 1922. Mas a influência foi notável. Um dos frutos mais duradouros dessa incursão foi a Discoteca Pública Municipal de São Paulo, criada pela prefeitura em 1935 com a participação entusiasmada de Mário de Andrade, que foi também o primeiro a chefiá-la. A instituição ainda existe, agora com o nome Discoteca Oneyda Alvarenga, e exibe um imenso acervo de mais de 70 mil discos e 60 mil partituras. No livro A Discoteca Pública Municipal de São Paulo: um projeto modernista para a música, Fernanda Nunes Moya analisa o papel desempenhado pela discoteca no cenário cultural paulistano da época. E questiona se realmente houve, no âmbito da instituição, o diálogo proposto por Mário de Andrade com a sociedade paulistana, e avalia o quanto de fato a discoteca absorveu sua visão algo folclorista da cultura e enfaticamente nacionalista em música. O livro ainda tem como pano de fundo a cultura paulistana da segunda metade da década de 1930, reconstruída de forma fascinante pela autora. Aquele foi o momento de entrada dos intelectuais modernistas na máquina burocrática do estado, quando a cultura começou a ser institucionalizada e nasceram as primeiras indústrias radiofônicas e fonográficas. | pt |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 187 p. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Andrade, Mario de 1893-1945 | pt |
dc.subject | Alvarenga, Oneyda 1911-1984 | pt |
dc.subject | Música brasileira | pt |
dc.subject | Modernismo | pt |
dc.subject | Cultura popular | pt |
dc.subject | Musica popular | pt |
dc.subject | Musica e sociedade | pt |
dc.subject | Folclore - Brasil | pt |
dc.title | A Discoteca Pública Municipal de São Paulo: um projeto modernista para a música nacional | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579832031.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.identifier.aleph | 000710839 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.