You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRichter, Denis-
dc.date.accessioned2014-09-03T17:52:30Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:43:55Z-
dc.date.available2014-09-03T17:52:30Z-
dc.date.available2016-10-25T19:43:55Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationRICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832277.-
dc.identifier.isbn9788579832277-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109202-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109202-
dc.description.abstractA proposta de Denis Richter neste livro - fruto de pesquisa de campo realizada com alunos da 3.a série do ensino médio de Presidente Prudente (SP) - é investigar o raciocínio geográfico desenvolvido pelos estudantes a partir do ensino da Geografia em unidades de ensino públicas e privadas. Partindo da construção de mapas mentais da cidade, Richter analisou e interpretou o raciocínio geográfico formado ao longo da educação básica, identificou e avaliou os conteúdos que os alunos possuíam de Geografia e levantou como eles utilizavam a linguagem espacial para expressar seus conceitos espontâneos e científicos. A produção desses mapas mentais revelou ainda os conceitos que os alunos desenvolvem sobre a organização e a estrutura da cidade, bem como sobre os processos que, no entender deles, determinam os diferentes contextos do espaço urbano. O objetivo de fundo do livro de Richter é oferecer subsídios para que o ensino da Geografia proporcione um novo olhar sobre seu contexto sócio-cultural. Citando Milton Santos, o autor afirma que esse olhar está relacionado ao estudo do espaço, ou seja, ao estabelecimento de relações com os objetos e arranjos espaciais que compõem a sociedade - a totalidade.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt
dc.subjectCartografiapt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectCogniçãopt
dc.titleO mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docentept
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579832277.pdf-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
dc.identifier.aleph000773987-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.