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Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109211
Título: 
Elementos de história da educação matemática
Autor(es): 
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
ISBN: 
9788579832932
Resumo: 
Neste trabalho a quatro mãos, Antonio Vicente Marafioti Garnica e Luzia Aparecida de Souza tentam compreender de que modo a história do ensino da Matemática influenciou os métodos didáticos atualmente empregados, principalmente na educação básica, mas também na formação e no direcionamento dos professores. De acordo com os pesquisadores, após as reformas educacionais realizadas na França na década de 1790, em grande parte sustentadas pelos ideais iluministas, elementar passou a significar introdutório, ou simples, e a caracterizar essencialmente as obras voltadas para o ensino. Ainda hoje a Matemática é, muitas vezes, tanto no Brasil como no exterior, tratada no ensino básico como uma espécie de introdução que nunca transcende a si mesma. Os autores também reuniram no livro os resultados de algumas intervenções de campo, como discussões que promoveram com crianças e seus professores acerca da influência da memória comunitária no aprendizado da Matemática e levantamento sobre a importância da oralidade para a transmissão de conhecimentos de Aritmética e Geometria.
Data de publicação: 
2012
Citação: 
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; SOUZA, Luzia Aparecida de. Elementos de história da educação matemática. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832932.
Publicador: 
Cultura Acadêmica
Palavras-chaves: 
  • Matemática - Estudo e ensino
  • Matemática
  • Matematica - Historiografia
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/109211
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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