You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109214
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDetregiachi Filho, Edson-
dc.date.accessioned2014-09-03T17:52:31Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:43:56Z-
dc.date.available2014-09-03T17:52:31Z-
dc.date.available2016-10-25T19:43:56Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationDETREGIACHI FILHO, Edson. A evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579832963.-
dc.identifier.isbn9788579832963-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109214-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109214-
dc.description.abstractEdson Detregiachi Filho busca, nesta obra, identificar e compreender as razões do altíssimo índice de evasão escolar nos cursos de educação tecnológica da rede pública, que alcança 50%, e contribuir para a formulação de políticas que possam melhorar esse cenário. O livro resulta de um trabalho de campo realizado pelo autor na Faculdade de Tecnologia de Garça, uma das mais importantes da rede de faculdades estaduais de tecnologia (Fatec). Por meio, principalmente, de questionários aplicados aos alunos e depoimentos da direção, o autor levanta as principais dificuldades que os estudantes encontram ao iniciar o curso, além de sugestões que facilitariam sua permanência na escola. Também verifica como o corpo diretor percebe o problema da evasão. A hipótese defendida é que, apesar da ideologia dominante instilar conceitos com o objetivo de forjar subjetividades apontando para a necessidade e a importância da educação profissional, os alunos se deparam com dificuldades de ordem estrutural do sistema, além das dificuldades históricas inerentes à educação profissional no país. Para o autor, o embate entre as condições subjetivas a que são conduzidos os alunos e as condições objetivas com as quais eles se defrontam, fruto das contradições do sistema social, é o principal gerador das reações que conduzem à evasão escolar.pt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.sourceAleph-
dc.subjectCentro Paula Souzapt
dc.subjectTecnologia educacionalpt
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt
dc.subjectInovações educacionaispt
dc.subjectEducação - Finalidades e objetivospt
dc.subjectEvasão escolarpt
dc.titleA evasão escolar na educação tecnológica: o embate entre percepções subjetivas e objetivaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579832963.pdf-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
dc.identifier.aleph000773673-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.