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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109233
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Mendonça, Débora Barbam | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T17:52:32Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:43:59Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T17:52:32Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:43:59Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Débora Barbam. Botticelli: pintura e teoria. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833526. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579833526 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109233 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109233 | - |
dc.description.abstract | Esta obra analisa com profundidade o trabalho do florentino Sandro Botticelli (aproximadamente 1445-1510), um dos mais conhecidos representantes da arte renascentista, autor de afrescos que decoram a Capela Sistina e de ícones da pintura ocidental, como O Nascimento de Vênus e A Primavera. Aqui, Débora Barbam Mendonça toma como ponto de partida a comparação do estudo Clássico e Anticlássico, de Giulio Carlo Argan, sobre a pintura do florentino, com obras de outros teóricos e historiadores. O objetivo é estudar o conceito de graça na pintura de Boticelli e confrontá-lo com os pressupostos teóricos da produção do artista. A autora discute a interpretação de especialistas sobre o Renascimento como período histórico, filosófico e artístico, discorre sobre o legado teórico da pintura humanista e busca o ideal de belo intrínseco à obra de Boticelli. No terceiro capítulo, Mendonça analisa detalhadamente a pintura A Virgem do magnificat como referência para situar Boticelli como artista intelectual do Renascimento e destacar na obra sua ideia de graça. A filósofa conclui que Boticelli seguia uma linha teórica, mas a partir de uma escolha individual, ou seja, desenvolvia uma estética psicológica. E, por meio dos elementos formais de que dispunha, transmitia em suas obras o conceito de graça, transpondo ao mesmo tempo o resultado do diálogo que mantinha com a Filosofia, a ciência, a religião e, nostalgicamente, com a Antiguidade | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Botticelli, Sandro, 1444 ou 5-1510 | pt |
dc.subject | Pintura renascentista - Itália | pt |
dc.subject | Pintura italiana | pt |
dc.subject | Pintores - Itália | pt |
dc.subject | Arte - Filosofia | pt |
dc.title | Botticelli: pintura e teoria | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579833526.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.identifier.aleph | 000773147 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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