Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109245
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Paula Carolina Neubauer da | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T17:52:33Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:44:00Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T17:52:33Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:44:00Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paula Carolina Neubauer da. A vocação construtiva na arte Sul - Americana: os cinéticos venezuelanos e os concretos paulistas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833649. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579833649 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109245 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109245 | - |
dc.description.abstract | A escassez de estudos contrapondo as práticas dos artistas concretos paulistas às dos cinéticos venezuelanos durante a década de 1950 motivou o este estudo, que tenta estabelecer as influências construtivas europeias nos dois movimentos, espécies de balizas para a produção artística posterior em ambos os países. A pesquisa partiu de levantamento bibliográfico, trabalhos acadêmicos, artigos e catálogos de exposições, e explora as similaridades entre os dois movimentos desde suas raízes construtivas, para chegar às suas respectivas particularidades. A autora recorta ambos os movimentos nas figuras de três artistas representativos de cada país: Luiz Sacilotto, Judith Lauand e Geraldo de Barros, no caso dos concretos paulistas, e Jesús Rafael Soto, Carlos Cruz-Diez e Alejandro Otero, no que diz respeito aos cinéticos venezuelanos. O livro disseca as duas tendências, a partir dos artistas que as originaram: os concretos paulistas, em torno do Grupo Ruptura, surgido das ideias construtivistas defendidas por Waldemar Cordeiro e das tendências abstracionistas no Brasil à época; e os cinéticos venezuelanos, do grupo Los Disidientes, articulado por Alejandro Otero. A autora examina ainda o intercâmbio de ideias entre os dois grupos de artistas sul-americanos na Paris dos anos 1950, em boa parte responsável pela convergência das propostas | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Arte concreta | pt |
dc.subject | Arte cinetica | pt |
dc.subject | Arte moderna - Brasil | pt |
dc.subject | Arte moderna - Venezuela | pt |
dc.subject | Construtivismo (Arte) | pt |
dc.title | A vocação construtiva na arte Sul - Americana: os cinéticos venezuelanos e os concretos paulistas | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579833649.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.identifier.aleph | 000773841 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.