You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109245
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Paula Carolina Neubauer da-
dc.date.accessioned2014-09-03T17:52:33Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:44:00Z-
dc.date.available2014-09-03T17:52:33Z-
dc.date.available2016-10-25T19:44:00Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSILVA, Paula Carolina Neubauer da. A vocação construtiva na arte Sul - Americana: os cinéticos venezuelanos e os concretos paulistas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833649.-
dc.identifier.isbn9788579833649-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109245-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109245-
dc.description.abstractA escassez de estudos contrapondo as práticas dos artistas concretos paulistas às dos cinéticos venezuelanos durante a década de 1950 motivou o este estudo, que tenta estabelecer as influências construtivas europeias nos dois movimentos, espécies de balizas para a produção artística posterior em ambos os países. A pesquisa partiu de levantamento bibliográfico, trabalhos acadêmicos, artigos e catálogos de exposições, e explora as similaridades entre os dois movimentos desde suas raízes construtivas, para chegar às suas respectivas particularidades. A autora recorta ambos os movimentos nas figuras de três artistas representativos de cada país: Luiz Sacilotto, Judith Lauand e Geraldo de Barros, no caso dos concretos paulistas, e Jesús Rafael Soto, Carlos Cruz-Diez e Alejandro Otero, no que diz respeito aos cinéticos venezuelanos. O livro disseca as duas tendências, a partir dos artistas que as originaram: os concretos paulistas, em torno do Grupo Ruptura, surgido das ideias construtivistas defendidas por Waldemar Cordeiro e das tendências abstracionistas no Brasil à época; e os cinéticos venezuelanos, do grupo Los Disidientes, articulado por Alejandro Otero. A autora examina ainda o intercâmbio de ideias entre os dois grupos de artistas sul-americanos na Paris dos anos 1950, em boa parte responsável pela convergência das propostaspt
dc.language.isopor-
dc.publisherCultura Acadêmica-
dc.sourceAleph-
dc.subjectArte concretapt
dc.subjectArte cineticapt
dc.subjectArte moderna - Brasilpt
dc.subjectArte moderna - Venezuelapt
dc.subjectConstrutivismo (Arte)pt
dc.titleA vocação construtiva na arte Sul - Americana: os cinéticos venezuelanos e os concretos paulistaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileISBN9788579833649.pdf-
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)-
dc.identifier.aleph000773841-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.