Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109250
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Enio Tadeu de | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-03T17:52:33Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:44:01Z | - |
dc.date.available | 2014-09-03T17:52:33Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:44:01Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Enio Tadeu de. História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833694. | - |
dc.identifier.isbn | 9788579833694 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/109250 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109250 | - |
dc.description.abstract | Professor na rede municipal de São Paulo, apaixonado por cinema e com experiência como historiador da fotografia e do fotojornalismo, Enio de Freitas perguntava-se como imagens em movimento, mais exatamente o cinema, poderiam contribuir para enriquecer suas aulas de História. Para responder à questão, ele percebeu que seria necessário sistematizá-la teoricamente - e desta constatação surgiu esta obra. Freitas constrói a teoria por meio da análise de textos históricos e atuais que remetem à aplicação do cinema, e também da arte, na educação brasileira. A análise tem início nos anos 1930, durante a Era Vargas e a Escola Nova, e mostra as forças que procuravam controlar a educação no país, entendida então como uma questão político-social, e as implicações de um projeto de cinema educativo como veículo de aprendizagem e propagador de uma cultura nacional. O estudo segue avaliando o período da ditadura militar (1964-1985), especialmente a ligação entre a Organização Católica Internacional do Cinema (Ocic) e o movimento cineclubista católico brasileiro, que procurou atrair o público para as discussões morais que interessavam à Igreja, por meio da estratégia de educação de jovens. Ao analisar outro período, o do governo Fernando Henrique Cardoso, o autor percebe o cinema como ferramenta de ensino, de acordo com as possibilidades abertas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) publicados em 1998. E procura entender, também, qual o significado da utilização dessa arte em sala de aula. Posteriormente são estudadas publicações da prefeitura de São Paulo, voltadas para professores, que tratam dos objetivos e conteúdos previstos para cada área de conhecimento da escola municipal, além da relação desses documentos com propostas pedagógicas de aplicação da arte como meio de ensino | pt |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Cultura Acadêmica | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Cinema | pt |
dc.subject | Cinema na educação | pt |
dc.subject | Cinema e história | pt |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | pt |
dc.title | História e cinema: encontro de conhecimento em sala de aula | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | ISBN9788579833694.pdf | - |
dc.relation.ispartof | Coleção PROPG Digital (UNESP) | - |
dc.identifier.aleph | 000774301 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.